MENU

De Olho Alagoas Publicidade 1200x90
20/11/2023 às 09h26min - Atualizada em 20/11/2023 às 09h26min

Tarcísio diz a aliados que candidatura bolsonarista não ganha em SP

Tarcísio de Freitas já sinalizou o apoio à reeleição de Ricardo Nunes em 2024 e tem dito que eleitorado da capital tende à centro-esquerda

Juliana Arreguy
https://www.metropoles.com
Marcelo S. Camargo/Governo de SP
São Paulo – O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) tem dito a aliados que uma candidatura bolsonarista à Prefeitura da capital em 2024 não tem chance de vencer e corre sério risco de contribuir para a vitória do deputado federal Guilherme Boulos (PSol-SP).

A leitura do governador é feita num momento em que o ex-presidente 
Jair Bolsonaro (PL), seu padrinho político, tem feito novos acenos à pré-candidatura do deputado federal Ricardo Salles (PL). Tarcísio já sinalizou apoio à reeleição do prefeito Ricardo Nunes (MDB), que busca convencer Bolsonaro a apoiá-lo para evitar que um candidato alinhado ao bolsonarismo cresça a ponto de ameaçar sua ida ao segundo turno.

Internamente, tanto o governador quanto pessoas de seu círculo mais próximo entendem que o perfil atual da cidade de São Paulo tem apresentado uma tendência maior à centro-esquerda e que uma candidatura de direita mais “agressiva” ideologicamente pode levar eleitores indecisos a optarem por Boulos contra um nome bolsonarista.

 

Na avaliação de Tarcísio, segundo assessores, o desempenho das candidaturas de esquerda na capital paulista, desde 2020, tem pesado a favor da campanha de Boulos.

No ano passado, o presidente Lula (PT) conquistou mais votos do que Bolsonaro na cidade e, mesmo derrotado, Fernando Haddad (PT), atual ministro da Fazenda, também teve desempenho superior ao de Tarcísio nas urnas paulistanas na disputa ao governo estadual.

O próprio desempenho de Boulos em 2022, eleito o deputado federal com mais votos no estado, também é lembrado pelo governador, assim como a campanha do psolista à Prefeitura em 2020, que terminou com ele derrotado por Bruno Covas (PSDB) no segundo turno por uma diferença de 1 milhão de votos.

Tarcísio vê Nunes como nome mais moderado

 

Tarcísio já sinalizou apoio à reeleição do prefeito Ricardo Nunes (MDB), que ofereceu a ele a indicação da vaga de vice na chapa.

Para aliados, Nunes não é visto como a opção “ideologicamente ideal”, mas entendem os argumentos do governador de que o prefeito é a opção moderada com maior possibilidade de diálogo com o Palácio dos Bandeirantes e a menor rejeição de eleitores identificados com a centro-esquerda.

Salles projeta campanha em SP sem “discurso vaselina” e já sonda vice

 

Para Tarcísio, é importante que a próxima gestão mantenha uma parceria similar à que ele vive atualmente com Nunes, de quem se aproximou nos últimos meses, sobretudo no que diz respeito às tentativas de enfrentar o problema da Cracolândia, no centro da capital.

Caso Boulos seja eleito, segundo assessores, Tarcísio tem receio de que boa parte de seus projetos enfrentem maior resistência na capital. Isso inclui a agenda de privatizações do governo, como a Sabesp, que tem no contrato com a Prefeitura da capital sua principal fonte de receita.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
De Olho Alagoas Publicidade 1200x90