MENU

De Olho Alagoas Publicidade 1200x90
27/09/2023 às 17h33min - Atualizada em 27/09/2023 às 17h33min

Ministério da Defesa elaborou minuta de GLO no 8 de janeiro, revelam documentos da CPMI

Informação foi levantada pelos integrantes da CPMI que investiga os atos criminosos de 8 de janeiro a partir da quebra de sigilo telemático do capitão de fragata Elço Machado Neves

Leonardo Ribbeiroda CNN Brasília
https://www.cnnbrasil.com.br
Policiais militares em ação durante a invasão aos Três Poderes em 8 de janeiro CNN/Reprodução
Uma minuta de decreto para o acionamento da Garantia da Lei e da Ordem (GLO) chegou a ser elaborada pelo Ministério da Defesa no dia 8 de janeiro, logo após a invasão às sedes dos Três Poderes.

A informação foi levantada pelos integrantes da 
Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga os atos criminosos daquela data a partir da quebra de sigilo telemático do capitão de fragata Elço Machado Neves, da chefia de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa.

Procurado, Elço neves não se manifestou.

A minuta estava na caixa de e-mail funcional do capitão, com horário de 18h05, segundo revelado pelo jornal O Globo e confirmado pela CNN.

O texto lista motivos para que fosse adotada a GLO, entre elas, o fato de que os “meios do Distrito Federal e da Força Nacional eram insuficientes para conter os manifestantes”.

A medida valeria entre os dias 8 e 10 de janeiro. No entanto, não foi detalhada a área exata em que as tropas seriam empregadas.

Apesar do documento, a possibilidade de acionamento da GLO foi descartada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O Ministério da Defesa informou, em nota, que a minuta foi elaborada no contexto das possibilidades amparadas por Lei.

“Conforme a Constituição Federal, uma GLO só pode ser realizada exclusivamente por ordem expressa da Presidência da República. As missões de Garantia da Lei e da Ordem ocorrem nos casos em que há o esgotamento das forças tradicionais de segurança pública, em graves situações de perturbação da ordem”, diz o texto.

Veja também: PF cumpre 3 mandados de prisão em operação sobre 8/1


PF cumpre 3 mandados de prisão em operação sobre 8/1 | CNN NOVO DIA
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
De Olho Alagoas Publicidade 1200x90