É inaceitável que, nesse momento de profunda dor, tenhamos que lidar com informações falsas — afirmou Jorge Messias, cotado para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF).
Garcia mentiu, publicamente, durante apresentação do seu programa "Oeste Sem Filtro", do site de extrema-direita Revista Oeste, quando espalhou uma versão grotesca em que afirma que barragens de represas construídas por governo petista no Rio Grande do Sul foram abertas de propósito para inundar o Estado.
Para dar munição ao discurso bolsonarista, Garcia usa a tragédia no Rio Grande do Sul para lançar uma teoria para culpar o governo Lula pelas enchentes no Estado. Diante tamanho disparate, o ministro da Secretaria de Comunicação (Secom), Paulo Pimenta, lançou um forte apelo contra a disseminação de notícias falsas e uso político de informações mentirosas.
Paulo Pimenta, ao se pronunciar sobre o caso, enfatizou a importância de denunciar qualquer tentativa de uso político com disseminação de mentiras.
"Não vamos tolerar nenhuma fake news. Tentativa de uso político com disseminação de mentiras deve ser denunciada sempre. Respeitem a tragédia e a dor das famílias!", resumiu o ministro da Secom, em suas redes sociais.