O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou nesta 2ª feira (11.set.2023) que a PF (Polícia Federal) “adotará as providências previstas em lei”, contra a declaração da médica veterinária Samara Baum sobre a ajuda do governo federal às vítimas do Rio Grande do Sul. Ela disse que as doações não estavam sendo distribuídas para aguardar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retornar da Índia para entregá-las pessoalmente.
“Reitero que fake news é crime, não é ‘piada’ ou instrumento legítimo de luta política. Esse crime é ainda mais grave quando se refere a uma crise humanitária, pois pode gerar pânico e aumentar o sofrimento das famílias”, disse no X (antigo Twitter).
No domingo (10.set), o ministro da Secom (Secretaria Geral da Presidência), Paulo Pimenta, classificou o vídeo como “criminoso” e disse que essa é “uma conduta de pessoas sem escrúpulos, que se aproveitam de uma tragédia para tentar construir uma narrativa criminosa”.
Ele também afirma que o governo federal está atuando junto ao governo estadual para buscar soluções para o Rio Grande do Sul.
️ ALERTA DE FAKE NEWS
— Paulo Pimenta (@Pimenta13Br) September 11, 2023
Em defesa da verdade.#ForçaRS - #GovernoLula - #UniãoeReconstrução pic.twitter.com/JpIwlp0yEM
Depois da repercussão do caso, Samara, que se identifica como presidente da UPA do Rio Grande do Sul, gravou um novo vídeo que também circula nas redes sociais. Na publicação mais recente, ela diz que o material anterior foi publicado apenas no grupo da ONG em que faz parte, mas “vazou”.
Samara diz ainda que se “expressou errado porque estava muito com muita raiva no momento” ao citar o nome de Lula, e que se referia à visita do presidente interino Geraldo Alckmin (PSB), que esteve na região durante o fim de semana. Na ocasião, ele anunciou o repasse de R$ 741 milhões para ajudar o Estado.
A veterinária afirmou que “não tem partido político” e que sua única luta é a causa animal.
E aí você acha que vai ter TOC TOC
— eçapessoa (@laurapessoaf) September 11, 2023
na porta de Samara ?
Será Samara uma vítima?
Qual sua versão pic.twitter.com/vvwJqhXtyn