“Dia de celebrar a independência, que, em princípio, foi política, mas que se transformou em uma luta pela soberania. Ainda estamos em uma luta para se criar um Estado de Direito. Enquanto tivermos um país com essa desigualdade, significa dizer que a nossa liberdade e a nossa independência não estão completas”, destacou o governador em exercício.
Segundo ele, o Brasil está em processo de amadurecimento da liberdade e vive um momento de pós-tensão, revertido em esperança de dias melhores. “Somos uma Pátria que é uma das principais produtoras de alimentos do mundo e não podemos aceitar que os seus filhos padeçam de fome. A maturidade que almejamos se dá com a soberania do povo”, completou.
Lessa enalteceu as ações de inclusão do governo do Estado, dando espaço de igualdade a todos, e defendeu ser este o caminho adequado para fortalecer a Pátria, que deve ser capaz de enfrentar quaisquer desafios.
Já o secretário de Estado da Segurança Pública, Flávio Saraiva, classificou o desfile cívico-militar como um ‘importante momento para nutrir o sentimento de patriotismo dos brasileiros’ e para mostrar a força e os equipamentos que protegem a sociedade.
“São instantes assim que confirmam a integração das forças de segurança. Em Alagoas, estamos vivendo um período de renovação dos quadros da SSP, com a chegada de mais de mil novos policiais, mais de 300 agentes de polícia, 100 delegados e 200 policiais científicos”, enalteceu.
O comandante-geral da PM, coronel Paulo Amorim, afirmou que o Dia da Independência é uma verdadeira festa da democracia. É nesta data, de acordo com ele, que os brasileiros vão demonstrar o amor à Pátria. Amorim também frisou as melhorias na corporação adotadas pelo governo Paulo Dantas.
“O governador promoveu a maior reestruturação da PM, consolidando o trabalho que fez ainda enquanto era deputado. Hoje, temos a melhor Polícia Militar do Brasil, aumentando o controle territorial de maneira exponencial”, frisou.
Aparecida Queiroz estava entre o público presente na orla de Jaraguá. Ela disse que sempre prestigia a data festiva e aproveitou o feriado para reforçar o sentimento de patriotismo. “O desfile é tudo de bom na vida da gente por saber que os nossos ancestrais estão, até hoje, fazendo a nossa Pátria ser bem melhor”, comentou.
O jovem Pedro Micael levou a sobrinha pela primeira vez para conferir a passagem das forças policiais. Nem a chuva desanimou. “Já servi ao Exército e tive a oportunidade de desfilar algumas vezes. Agora, foi a vez de mostrar o desfile para a minha sobrinha, que ficou muito empolgada”, relatou.