MENU

De Olho Alagoas Publicidade 1200x90
05/08/2023 às 17h56min - Atualizada em 05/08/2023 às 17h56min

PT conformado com perda de espaço no governo, o PSB, ainda não

Reforma ministerial de Lula entra na reta final

Ricardo Noblat
https://www.metropoles.com
Igo Estrela/Metrópoles
Quebrou a cara os que apostaram no conflito sem fim entre Lula e Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados. Ou entre Lula e seu partido, o PT, disposto a não renunciar ao espaço que ocupa no governo – 11 de um total de 37 ministérios.
 

Lula e Lira já se entenderam, e não foi na última quarta-feira à noite ao se reunirem no Palácio da Alvorada. A reunião serviu para tomarem uísque, comerem salgadinhos e jogarem conversa fora. O acordo para a entrada do Centrão no governo fora fechado antes.

O PT, comandado pela deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), jamais foi obstáculo para que Lula fizesse o que quer. Lula é maior do que o PT, e à sua sombra, ninguém se criou como alternativa a ele. Seis vezes candidato a presidente, será de novo em 2026.

O PSB, do vice-presidente Geraldo Alckmin, também ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, é que está inconformado com o sacrifício que terá de fazer para que o governo construa uma base mais ampla de apoio no Congresso.

Não é Alckmin o inconformado, mas o PSB, que com 15 deputados federais detém três ministérios. Alckmin abdicará do seu sem fazer cara feia, se esse for o desejo de Lula. A princípio, improvável que seja. Flávio Dino (PSB-MA), ministro da Justiça, é irremovível.

Quanto a Márcio França (PSB-SP), ministro de Portos e Aeroportos, olho nele. Olho em Ana Moser, ministra dos Esportes, sem partido, escolha pessoal de Lula para o cargo. Olho em Luciana Santos (PCdoB-PE), ministra da Ciência e Tecnologia.

Até o final de agosto, ou antes disso, tudo estará consumado.


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
De Olho Alagoas Publicidade 1200x90