Lula "jamais aceitaria" cortar benefícios, diz ministro do Desenvolvimento Social
O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, disse, nesta quinta-feira (7), que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) "jamais aceitaria" cortar benefícios do Bolsa Família ou do Benefício de Prestação Continuada (BPC). A declaração foi divulgada em nota oficial pela equipe de Wellington Dias após reunião ministerial comandada por Lula e pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad.A equipe econômica do governo tem discutido alternativas para cortar gastos.
As medidas buscam evitar desequilíbrio nas regras da meta fiscal, e serão enviadas ao Congresso, na forma de Proposta de Emenda à Constituição (PEC) e de um projeto de lei complementar. "O Lula continua o mesmo", disse o ministro, citando a "história de vida" do presidente e o "total compromisso com os mais pobres". "Jamais aceitaria cortar um só benefício do Bolsa Família ou BPC, ou qualquer benefício que preenche requisitos legais de uma pessoa ou família pobre", completou Dias.
Vídeo relacionado:
Irajá: Haddad tenta dar vazão à agenda de corte de gastos | CNN ARENA
O ministro negou qualquer corte em benefícios do Bolsa Família e do BPC, e disse que a ordem do presidente Lula é "garantir direito a quem tem direito". Na sexta-feira (8), a cúpula do Planalto terá nova reunião para trotar sobre ajustes na conta do governo.