O governador Paulo Dantas foi homenageado na noite desta sexta-feira (30) com o troféu Ambientalista Afrânio Menezes, durante solenidade comemorativa aos 35 anos do Instituto do Meio Ambiente (IMA) realizada em uma casa de festas, no São Jorge. A honraria, que está em sua primeira edição, é um reconhecimento às políticas públicas voltadas para o fortalecimento e a sustentabilidade socioambiental em Alagoas
O vice-governador, Ronaldo Lessa, representou Paulo no evento e recebeu o troféu das mãos do diretor-presidente do IMA, Gustavo Lopes. "O Governo de Alagoas, na gestão de Paulo Dantas, tem se preocupado em criar raízes através de políticas públicas ambientais para estar apto a encarar e enfrentar os desafios do meio ambiente no Estado", disse Ronaldo Lessa, que ressaltou ainda o empenho do governador para a realização do concurso público para o IMA.
Além do governador, outras oito personalidades que atuam na defesa do meio ambiente foram agraciadas. Todos os homenageados foram escolhidos por meio de indicação e votação popular, feita através de formulário disponibilizado pelo IMA. Até chegar aos nove escolhidos, mais de 30 nomes haviam sido sugeridos. Mais de 400 pessoas participaram da votação.
Gustavo Lopes ressaltou a atuação de Paulo para o fortalecimento do órgão, a exemplo da possibilidade da realização do primeiro concurso público do instituto e da adoção de ações ambientais e de sustentabilidade. "Agradeço ao governador Paulo Dantas, que desde o primeiro dia de mandato, tem apoiado o órgão ambiental. Ele vem sempre trabalhando para dar melhor estrutura ao órgão. Além disso, vale destacar a autorização que o governador nos deu para criar a APA da Serra da Caiçara, no bioma Caatinga, o anúncio do estudo para a realização do primeiro concurso público em mais de 30 anos do IMA e a ampliação de áreas legalmente protegidas", destacou Gustavo Lopes.
Também estiveram presentes na solenidade, os secretários de Estado do Gabinete Civil, Roseane Vasconcelos, e de Governo, Vitor Pereira.
TROFÉU
Nascido em Recife (PE), em 1944, e formado em medicina veterinária pela Universidade Federal da Bahia, Afrânio Farias de Menezes foi coordenador de convênios do IMA, onde trabalhou por décadas em diferentes funções no órgão, tendo se destacado em Alagoas na criação da Reserva da Biosfera.
Afrânio Menezes atuou como vice-presidente do Conselho de Reserva da Biosfera da Mata Atlântica no Brasil. Ele morreu no dia 27 de abril de 2021, vítima da covid-19.