MENU

De Olho Alagoas Publicidade 1200x90
16/06/2023 às 19h48min - Atualizada em 16/06/2023 às 19h48min

Após eleição, Conselho Estadual LGBT define novo presidente para biênio 2023-2025

Sebastião Farias foi escolhido para dirigir o órgão deliberativo nos dois próximos anos; vice-presidente e secretário-geral também foram eleitos

Daniel de Oliveira
https://alagoas.al.gov.br
Conselho Estadual de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais fez eleição para o biênio 2023-2025 Daniel de Oliveira/Ascom Semudh

O Conselho Estadual de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – CECD/LGBT, definiu a sua mesa diretora para o biênio 2023-2025.

 

Em votação realizada na quinta (15), no Palácio República dos Palmares, José Sebastião de Farias, representante da Somos LGBT, do município de Arapiraca, foi eleito o novo presidente do órgão deliberativo. No pleito, também ficou definido que Messias Mendonça, representante da Secretaria de Estado da Mulher e Direitos Humanos (Semudh) e que foi o presidente nos últimos dois mandatos, assumiu a vice-presidência.
 


 Daniel de Oliveira/Ascom Semu
 

Já a Secretaria Geral foi designada a Isaac Victor, homem trans e que ocupa o assento da Associação Comunitária e Beneficente Vila Ana Maria (Abevila) no conselho. Em sua primeira fala como líder do CECD/LGBT, José Sebastião reafirmou a união com o Governo do Estado e definiu algumas prioridades que a nova gestão terá de imediato, como a interiorização das ações do Conselho e a participação na construção dos Grupos de Trabalho (GTs) da Segurança Pública e da Saúde. “O governo Paulo Dantas vem aí para somar na questão das discussões das políticas públicas e afirmativas. Nossa gestão atuará por todas as cores e por todas as bandeiras da diversidade”.

 

Luta contra preconceitos

Já Messias Mendonça, em sua despedida como presidente, ressaltou a importância da atuação do Conselho e desejou uma boa gestão à nova mesa diretora. “Este Conselho vem defendendo a luta pelos direitos, contra o preconceito, e pelo respeito à comunidade LGBT. Então, assim, eu desejo ao futuro presidente Sebastião que conduza muito bem na defesa dos direitos da comunidade”.

O pleito foi conduzido pelo superintendente de Políticas para os Direitos Humanos da Semudh, Mirabel Alves,  que afirmou, por sua vez, que as eleições se deram na maior tranquilidade possível e salientou o papel do órgão para a população. “A Semudh entende que esse Conselho é uma ferramenta essencial para a sociedade, especialmente para garantir políticas voltadas para a temática LGBT”.
 


Daniel de Oliveira/Ascom Semu


Por fim, o conselheiro Igor Nascimento, representante do Instituto Guerreiros da Inclusão (IGI) e candidato a presidente, ressaltou a importância do processo democrático, parabenizou a chapa vencedora e destacou a representatividade trans com a eleição do secretário-geral Isaac Victor. “Estamos reunidos hoje somente para somar. Precisamos unir forças. Fiquei muito satisfeito em ver uma representação jovem, homem trans, contribuindo neste conselho”. O CECD/LGBT é vinculado à Semudh e foi criado através da Lei nº 7.528, de 26 de julho de 2013. Sua função é fortalecer as políticas afirmativas, além de fiscalizar e promover a criação de políticas públicas que garantam a proteção, o respeito e o pleno exercício da cidadania para a comunidade LGBTQIA+ de Alagoas.


 Daniel de Oliveira/Ascom Semu

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
De Olho Alagoas Publicidade 1200x90