O Hospital Veredas não terá mais desculpa para não pagar os salários dos trabalhadores da instituição. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, determinou o repasse de R$ 15 milhões para socorrer o hospital. E os funcionários querem saber: cadê o dinheiro?
A portaria de número GM/MS Nº 580, publicada na edição da última sexta-feira, 5, do Diário Oficial da União, determina que os recursos sejam transferidos para o Fundo Municipal de Saúde de Maceió e repassados à unidade de saúde.
Conforme já noticiado pela imprensa, os profissionais do Hospital Veredas, em Maceió, estão sem receber salários há três meses. Enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem também não teriam recebido nenhuma explicação ou justificativa da direção da unidade de saúde, que tem no cargo de diretor-presidente, até 2027, Edgar Antunes Neto.
E também a ex-prefeita de Campo Alegre, Pauline Pereira, no cargo de diretora financeira. O Veredas atua em diversas especialidades com atendimento, consultas, exames, internações (inclusive com serviço de UTI), nefrologia, maternidade e atendimentos oncológicos infantis (tratamento de câncer pediátrico).
O Veredas também teria recebido um aporte de R$ 8 milhões da Prefeitura de Maceió.
Trabalhadores – A categoria busca a mediação do Ministério Público do Trabalho, através do procurador Alfredo Gazzaneo, para conseguir resolver a dramática situação salarial com a direção do hospital. O Hospital Veredas foi inaugurado em abril de 2019, sucedendo o Hospital do Açúcar/Usineiros, que funcionou no estado por 60 anos.