O lateral-direito Daniel Alves completa neste sábado 40 anos de idade. O jogador de futebol com mais títulos (43) como profissional no mundo encontra-se preso preventivamente no presídio Can Brians 2, na Espanha, há 106 dias, acusado de estupro.
Daniel Alves foi detido na Catalunha no dia 20 de janeiro. Ele é acusado de ter violentado uma mulher de 23 anos no dia 30 de dezembro do ano passado, em uma boate de Barcelona.
No fim de abril, os advogados de defesa do jogador brasileiro voltaram a apresentar recurso por sua liberdade provisória. Esse novo pedido também foi recusado — o Ministério Público da Espanha considera que Daniel Alves poderia fugir para o exterior, como forma de evitar o julgamento por abuso sexual.
Também no mês passado, ele deixou a prisão e foi até o Tribunal Superior de Justiça da Catalunha para testemunhar a pedido de sua defesa. Ele justificou a troca de versões de seu depoimento com o argumento de evitar problemas com a sua agora ex-esposa, Joana Sanz. Daniel Alves se declara inocente e diz que a relação sexual foi consensual.
Ainda não há data para julgamento, mas a fase de instrução está próxima do fim no tribunal. O processo geralmente tem três fases, a primeira de investigação, a segunda de acusação e depois, por último, o julgamento. Com cerca de quatro meses para cada uma das três etapas.
A ex-mulher de Daniel Alves, Dinora Santana, desembarcou em Barcelona na última quinta-feira. De acordo com a imprensa espanhola, ela chegou com o atual companheiro e os dois filhos que tem com o lateral-direito. Dinora Santana afirma que o ex-marido é "100% inocente".