Com objetivo de fortalecer a comercialização dos agricultores familiares alagoanos, a 3ª Feira Agrária do Crédito Fundiário de Santana do Ipanema teve início nessa quarta-feira (26) e segue até esta quinta (27), funcionando das 6h às 20h. A secretária de estado da Agricultura e Pecuária, Carla Dantas, esteve na solenidade de abertura do evento, que é realizado pelo Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), em parceria com a Seagri e a Prefeitura Municipal.
A feira reúne cerca de 80 agricultores familiares de unidades produtivas do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), entre quilombolas, artesãos, acampados e assentados da reforma agrária de diversas regiões do estado. No local, são comercializadas frutas, raízes, hortaliças, farinha e goma de mandioca, doces caseiros, comidas típicas e artesanato.
A secretária Carla Dantas pontuou os trabalhos que tem realizado para fortalecer os agricultores familiares dos movimentos sociais e também dos povos tradicionais. “Uma das premissas da nossa gestão é fazer com que eles sejam vistos. A gente trabalha apoiando uns aos outros. Para mim é muito bom estar aqui vendo essa feira agrária, podendo ver a qualidade do produto da agricultura familiar e a felicidade das pessoas que produzem, que sabem que a gestão Paulo Dantas tem um olhar para fomentar e criar políticas públicas mais próximas do campo”, afirmou.
O diretor-presidente do Iteral, Jaime Silva, e a prefeita de Santana do Ipanema, Christiane Bulhões, e o diretor-presidente da Emater Alagoas, Moisés Leandro, também estiveram presentes na abertura da 3ª Feira Agrária do município. Em seu discurso, Jaime Silva destacou a importância destes espaços de comercialização para o escoamento da produção de assentados.
“O que está sendo realizado é graças à gestão do governador Paulo Dantas que tem prezado pela agricultura familiar. Ele acredita que essas feiras devem se expandir por toda Alagoas. Essa é uma maneira de viabilizar a produção dessas famílias atendidas. Tudo que chega à nossa mesa é agricultura familiar”, ressaltou o presidente do Iteral.
Outras Feiras Agrárias serão realizadas ao longo dos meses percorrendo municípios do estado, executadas pelo Iteral, num cronograma discutido em parceria com a Seagri e prefeituras municipais.