Esta quinta-feira (27) foi especial para os moradores do Conjunto Cidade Sorriso, no bairro Benedito Bentes. A Secretaria de Assistência Social de Maceió (Semas) entregou um prédio totalmente reformado e pronto para receber atividades que beneficiarão a comunidade local.
O espaço abrigava o antigo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Cidade Sorriso e por anos ficou esquecido por gestões anteriores. Agora, o local servirá como Centro Comunitário e ofertará serviços do Cadastro Único e atendimentos atendimentos de saúde e assistência social.
Ao lado das diversas lideranças comunitárias, o secretário de Assistência Social de Maceió, Claydson Moura, destacou a felicidade que é estar entregando mais um espaço público para a população do Benedito Bentes.
"Estou muito feliz em estar aqui hoje, ver todos esses rostos, essas pessoas felizes. Esse é o verdadeiro Cidade Sorriso. São crianças, jovens, adultos de bem que querem um amanhã melhor para todos aqui. Quando vim aqui pela primeira vez e visitei esse prédio, assumi o compromisso de realizar essa obra, e está aqui, pronta! É linda! É toda para vocês, que vão cuidar e dar o direcionamento de uso", ressaltou o secretário.
Foi através da líder comunitária Nadiene da Costa, mais conhecida como 'Nêga', que o secretário Claydson Moura pôde conhecer mais o espaço e o conjunto Cidade Sorriso.
"É um momento de gratidão, primeiramente a Deus, depois ao prefeito JHC e ao secretário Mourinha, que abriu as portas para gente e nos ouviu para que juntos pudéssemos pensar em um espaço comunitário como este. Hoje estou feliz e muito orgulhosa de ter um centro comunitário deste, que vai nos ajudar a tirar e afastar nossas crianças, jovens, mulheres e idosos das ruas, com os projetos que aqui serão desenvolvidos", pontuou Nadiene.
Além dos atendimentos promovidos pela Prefeitura de Maceió, o local será usado como ponto cultural para diversas atividades ministradas pela própria comunidade. Assim, serão realizadas aulas de zumba, judô, xadrez, artesanato, percussão e encontros de grupos como o Coletivo das Mulheres Pretas.
Erivânia de Amorim é uma das participantes do coletivo e relatou a felicidade que é ter um espaço como este para realizar as atividades do grupo.
"Hoje o dia é inteiro de felicidade. Antigamente, esse prédio estava depredado por vândalos, que destruíram tudo. Agora, temos um espaço onde podemos cuidar das pessoas, das nossas crianças e nos reunir para debater também e exercer nosso direito", disse Erivânia.
Reforma
O secretário Claydson Moura visitou o espaço pela primeira vez ainda em dezembro de 2022. Na ocasião, junto à lideranças comunitárias, identificou as necessidades de reforma e adequações no prédio. As demandas foram atendidas em tempo hábil com parceria da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) e da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra).
"Foram necessárias algumas mudanças no prédio. Foi preciso fazer o retelhamento, aplicação de forro, a troca de portas, janelas, reconstrução dos banheiros, pintura e toda a faixada foi revitalizada com maior amplitude, também retirando parte do muro que ficava à frente do espaço. Além de precisar rever toda a instalação elétrica e hidráulica", afirmou o engenheiro civil da Seminfra, Hellyomar Martins.
O bairro do Benedito Bentes já conta com o Cras Cidade Sorriso e o Cras Selma Bandeira, além do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Benedito Bentes. E também nesta quinta (27) recebeu mais uma unidade do Restaurante Popular.