Esta semana, a moradora do Jacintinho, Renata Aline, 36 anos, iniciou as aulas do CNH Social. Ela fez a pré-inscrição para participar do programa, numa das edições do Brota na Grota, quando a iniciativa foi levada pela Prefeitura de Maceió até o bairro onde ela vive com a sua família.
“Nem imaginei que ia ser tão rápido. Tem só duas semanas, que fiz a minha inscrição e já consegui participar dessa turma. Estou muito feliz em ter conseguido essa oportunidade, já que não teria condições de conseguir a carteira por conta própria", disse a dona de casa.
A pré–inscrição no CNH Social é um dos serviços oferecidos no Brota Grota, que acontece semanalmente nos locais mais vulneráveis da capital. O programa é voltado para as pessoas em situação de vulnerabilidade social, inscritas no Cadastro Único, que dificilmente teriam a condição financeira de conseguir uma carteira de motorista. Os participantes podem optar pelo Curso de Formação de Condutores nas categorias carro ou moto.
Mariele Batista, 18 anos, também fez sua inscrição no Brota na Grota, no mês passado. “Fiquei muito agradecida com essa oportunidade. Nem esperava. Meu sonho era tirar a carteira de habilitação para moto e agora vou poder realizar, e até conseguir um lugar no mercado de trabalho”, disse a moradora do bairro Canaã.
Renata e Mariele estão participando de mais uma turma do programa CNH Social que foi iniciada, nesta segunda-feira (24), com o Curso de Qualificação promovido em parceria com o Sest/Senat para 100 alunos.
Segundo a técnica de formação profissional da unidade, Samara Caetano, a semana de treinamento, serve para preparar os candidatos para o mundo do trabalho. “Trabalhamos as inseguranças dos alunos, com conhecimentos específicos na área de transporte, postura profissional e relacionamento interpessoal. O Sest/Senat trabalha nessa capacitação, para que os participantes se sintam seguros, e bem preparados para o mercado trabalho”, explicou.
CNH Social
O Programa CNH Social consiste na emissão da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para usuários do Cadastro Único, para que tenham mais oportunidades no mercado de trabalho. A iniciativa da Prefeitura de Maceió já habilitou cerca 500 motoristas maceioenses.
O programa também oferece transporte com o cartão Vamu da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), que custeia o embarque nos ônibus do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM) e garante o acesso dos alunos às autoescolas.
Quem quiser participar do programa CNH Social pode fazer sua pré-inscrição no Brota na Grota no estande da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).