A Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel) de Maceió distribuiu 700 pacotes e latas de leite em seis entidades carentes da cidade. Os donativos foram arrecadados no primeiro trimestre deste ano nas Academias Maceió, que ficam situadas nos bairros Feitosa e Jatiúca.
Para ter acesso às aulas, além da inscrição, é preciso doar dois pacotes de leite em pó por mês. As unidades são coordenadas pela Semtel e oferecem aulas de musculação e alongamento, entre outras atividades, para maceioenses e turistas há muito tempo.
A diretora presidente do Lar São Francisco de Assis, que fica no bairro Serraria, Maria José agradeceu a ação solidária da gestão municipal. A instituição sobrevive de doações e acolhe, atualmente, 80 idosos carentes, sendo 31 mulheres e 49 homens.
“O leite é uma doação que chega pouco, além de ser um alimento caro, então precisamos estar em campanha permanente a fim de que os idosos possam usufruir dessa alimentação, que acontece quatro vezes por dia. Então, essa doação chegou em boa hora. Agradecemos demais a iniciativa, por não esquecer da gente”, reconheceu.
Segundo o coordenador das Academias, Sérgio Floering, a proposta da Prefeitura de Maceió é divulgar as instituições para multiplicar as ações solidárias.
“Esse público beneficiado nessas instituições é extremamente carente. E muitas das entidades trabalham praticamente no anonimato. Poucas pessoas conhecem as iniciativas. Assim, nosso desejo é multiplicar informações, divulgar as ações solidárias para que outras pessoas também possam ajudar, não só a Prefeitura", frisou Floering.
O Centro Espírita Francisco Fialho recebeu 90 donativos da Semtel. A instituição fica localizada no bairro Ponta Grossa. Lá, a entidade mantém uma escola de ensino fundamental com quatro turmas, 65 idosas e seis gestantes que recebem cestas básicas todo mês, e atendimento médico por semana. Todas são cadastradas.
“Essas doações vão ajudar a complementar a alimentação de todos eles. É muito válido esse apoio da Semtel, estamos sempre abertos a qualquer ajuda, já que não temos convênios com nenhum órgão, apenas apoio direto da comunidade do bairro e dos membros da diretoria Centro", revelou Josival Menezes, presidente do centro.
A ação também levou mais de 40 donativos de leite para famílias da Vila Emater, em Jacarecica. “Até para mim, para as mães que têm filhos, é um grande incentivo essa contribuição. Quem tem filho pequeno, fica menos difícil, porque eles se alimentam melhor e têm energia para estudar. O que sobra das doações, distribuímos entre os vizinhos”, contou Irenilda Maria, presidente da comunidade há dois anos.
O secretário-adjunto de Esporte da Semtel, Francisco Carlos do Nascimento, apontou o impacto da ação como a união de esporte e solidariedade em prol das comunidades.
“A doação desses mantimentos é uma ação contínua da Prefeitura de Maceió, representa a união de esporte e solidariedade. A cada três meses, juntamos as doações e distribuímos. Os próprios usuários das Academias Maceió têm prazer em contribuir com o projeto à medida que utilizam os serviços ofertados nas unidades para socializar e fugir do sedentarismo. Então, sinto muito orgulho e alegria por fazer parte disso, por ajudar essas entidades”, destacou Chicão.
Além do Lar São Francisco de Assis, do Centro Espírita Francisco Fialho e da Vila Emater, a Semtel doou aproximadamente 90 pacotes de leite nas instituições Seeak (Sociedade de estudos espíritas Allan Kardec), situada na Mangabeira; Pastoral da Criança do Jacintinho, e Casa de Ranquines, que fica no Centro de Maceió.
As pessoas quem não participam das Academias Maceió também podem contribuir. Os interessados em ajudar, podem comparecer nos espaços e fazer a doação. As unidades ficam localizadas nos bairros Feitosa, na Praça Nossa Senhora de Fátima, e na orla de Jatiúca. Funcionam de segunda a sexta-feira, de manhã, das 06h às 10h, e à tarde, das 16h às 20h.