23/03/2023 às 00h18min - Atualizada em 23/03/2023 às 00h18min
NOTA PÚBLICA DO MCCE/ALAGOAS
Ficha Limpa
Redação
Por: Agência de Notícias
Por: Divulgação O povo precisa entender que a Lei da Ficha Limpa existe para punir e banir do meio político, todo candidato que busca o interesse próprio, aqueles que fraudaram o patrimônio público; que cometeram atos dolosos de improbidade administrativa; os que promoveram à corrupção eleitoral; que compraram votos e outros crimes que estão presentes no texto da lei. Porém, é necessário que o próprio eleitor esteja atento, que o eleitor não caia mais no 'conto do vigário', esteja preparado para rejeitar àqueles que já passaram pela prefeitura e câmara municipal e nada fizeram em beneficio da população, aqueles que sabemos que estão na mira da justiça, os que só querem retornar para encher os bolsos com o dinheiro do povo. É bem verdade, estamos cansados desse tipo de gente.
Não basta só a lei e um judiciário atuante em sua aplicabilidade, faz-se necessário que todo cidadão seja fiscalizador de quem se apresente como candidato e quais as reais intenções do mesmo mirando o seu voto. Que o cidadão vote naquele que realmente apresente qualidades e demonstre interesse em ajudar o povo sem interesses escusos, interesses particulares em detrimento da transparência e do coletivo. Em síntese, todo cidadão deve ter em mente que, "a ética e a moralidade no exercício dos cargos públicos" devem ser as principais condições para o deferimento da elegibilidade de um candidato a prefeito e a vereador de sua cidade. Os cidadãos de Maceió e de todos os municípios do estado de Alagoas devem se precaver do mau político, daqueles que pagam pelo seu voto e depois que ganham, eles não têm mais nenhuma obrigação com você, pois o seu voto já foi comprado e agora ele pode tirar o dinheiro que investiu nessa compra, dos cofres da prefeitura e da câmara, afetando assim, os investimentos em áreas primordiais para o desenvolvimento de nossa sociedade, pois ficamos sem saúde, sem escola, sem segurança, sem iluminação pública etc. Ressaltando que já pagamos um preço muito elevado para mantermos uma câmara de vereadores apática e com parlamentares que, na sua grande maioria, até hoje, não apresentaram nada que justificasse o "para que veio", seus posicionamentos surgem apenas em período pré-eleitoral, a exemplo dessa dita 'CEI DA BRK'. que ora se apresenta como a redenção dos omissos e desavisados. A CEI é importante? - Claro que sim! - Mas, por quê somente agora resolveram agir?
Fiquemos atentos com o desenrolar dos acontecimentos, pois em muitas oportunidades o que se busca na verdade é a visibilidade política, os holofotes que permitam a saída do ostracismo político e da incapacidade de produzir algo relevante em prol dos municípes. Portanto, não podemos nos deixar levar e sermos usados como massa de manobra. Sobretudo, no que pese o fato de, na maioria das vezes, as armações visam, - com raríssimas exceções -, a salvação de seus mandatos com eventos que lhes garantam reeleições menos espinhosas.
Este ano completo sessenta (60) anos. Será que poderei sorrir de alegria e falar "Até que enfim a maioria da população tomou vergonha na cara e não vendeu mais seus votos, com isso, elegendo homens e mulheres de bem e do BEM"?
FERNANDO CPI
Fundador e Coordenador Geral do Movimento Nacional de Combate à Corrupção Eleitoral em Alagoas - MCCE/ALAGOAS.