MENU

De Olho Alagoas Publicidade 1200x90
19/03/2023 às 19h13min - Atualizada em 19/03/2023 às 19h13min

Artigo que afirma que Putin ordenou a destruição de vacinas anticovid é de um site humorístico

AFP Austrália, AFP Colômbia, AFP Brasil
https://br.noticias.yahoo.com
Reprodução

Usuários nas redes sociais compartilham uma captura de tela de um artigo segundo o qual o presidente russo, Vladimir Putin, teria ordenado a destruição de vacinas contra a covid-19 em seu país. Mas isso é falso: a nota foi publicada no Real Raw News, página que usa a sátira para gerar e espalhar desinformação, e não há evidências de que o governo russo tenha pedido para destruir os estoques de vacinas. Além disso, o Ministério da Saúde do país continua promovendo a vacina Sputnik V.

“Putin ordena destruição de todas as vacinas. O presidente Putin ordenou a destruição de todos os estoques de vacinas Covid em solo russo, citando uma conexão inegável entre o que foi apelidado de ‘Moscow Vax’ e um aumento repentino de infecções por HIV em pessoas vacinadas”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook, no Twitter e no TikTok.

O conteúdo também circula em espanhol e inglês.


Captura de tela feita em 17 de março de 2022 de uma publicação no Facebook ( .)

Algumas publicações trazem uma captura de tela do site “Real Raw News” junto de uma foto do presidente russo. "Putin ordena destruição de todas as vacinas contra a covid-19 na Rússia", diz a manchete do artigo em inglês. O site espalha regularmente desinformação: ele já esclareceu que seu conteúdo é de "humor, paródia e sátira". Outras matérias do portal já foram verificadas pela AFP (123).

A falsa matéria afirma que Vladimir Putin “ordenou a destruição de todos os estoques de vacinas contra a covid-19 em solo russo, citando uma conexão inegável entre o que foi apelidado de 'Moscow Vax' e um aumento nas infecções por HIV nas pessoas”.

Os cientistas já rejeitaram as alegações infundadas de que as vacinas contra a covid-19 causam o HIV e já classificaram-nas como "alarmantes", enfatizando que os benefícios da vacinação superam em muito os riscos.

A Rússia apoia a vacinação

Até o momento, o governo russo não publicou nenhuma declaração, nem houve nenhuma nota da agência de notícias estatal TASS indicando qualquer ordem para destruir as vacinas. Pelo contrário, a Rússia continua a recomendar a vacinação contra a covid-19.

Da mesma forma, pesquisas com as palavras-chave “Putin covid vacinas” em russo no Google e no site do Ministério da Saúde não retornaram resultados sobre uma suposta destruição de vacinas anticovid por parte do governo.

Em 6 de março de 2023, a TASS informou que um estudo chinês publicado na revista médica The Lancet concluiu que a vacina russa Sputnik V era "uma das vacinas contra o coronavírus mais eficazes e seguras do mundo".

Além disso, um dia antes, o Ministério da Saúde fez uma publicação no Telegram para divulgar a vacina, afirmando que ela protege contra a covid-19.

Apesar dos esforços do Kremlin para promover sua principal vacina, a Sputnik V, de acordo com dados do site Gogov de 10 de março de 2023, apenas 54% da população do país teria recebido duas doses do imunizante.

Um site que usa sátira

Na página do Real Raw News está explicado: “As informações contidas neste site são para fins informativos, educacionais e de entretenimento. Este site contém humor, paródia e sátira. Incluímos este aviso de isenção de responsabilidade para nossa proteção, com base nas recomendações de nossa assessoria jurídica."

Em 20 de setembro de 2021, o RealRaw News anunciou no Twitter que sua conta no Facebook havia sido encerrada.

Por sua vez, o Google proibiu anúncios em artigos de seu site.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
De Olho Alagoas Publicidade 1200x90