O governador Paulo Dantas (MDB) confirmou, na manhã desta segunda-feira (13), durante entrevista coletiva de imprensa, a mudança de secretários da equipe econômica. George Santoro deixa a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) após 8 anos e segue para assumir uma missão no Ministério dos Transportes, atualmente comandado pelo senador Renan Filho (MDB).
No lugar dele, fica Renata Santos, que, até então, era a secretária de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio. O novo titular da Seplag será Gabriel Albino Ponciano Nepomuceno, que estava no cargo de secretário especial de Planejamento e Orçamento do próprio órgão.
Dantas elogiou o desempenho da equipe e disse estar tranquilo com as trocas, garantindo que a política fiscal do Estado continuará a mesma. Segundo ele, a saída de Santoro foi solicitada pelo MDB, o mesmo partido que o indicou para ficar à frente da Sefaz, ainda no início do governo de Renan Filho.
“Ele fez um excelente e extraordinário trabalho. E eu sou extremamente grato pelo que fez, a transformação na equipe econômica, sempre alinhada com os servidores. Mas, chegou o momento de o MDB precisar dele para assumir outra missão”, destacou o atual governador.
Sobre Renata Santos, ele destacou a capacidade técnica e o reconhecimento do trabalho da secretária em Alagoas e fora do Estado. “Estou tranquilo em tê-la à frente da Secretaria de Estado da Fazenda. Só tivemos duas mulheres no comando da Sefaz. Uma delas foi Fernanda Vilela, que é irmã do ex-governador Téo Vilela e esteve na Secretaria à época em que o ex-governador comandou o Estado”.
Dantas ainda fez questão de ressaltar a qualidade dos serviços prestados por Gabriel Albino no governo. “Ele é um dos nossos melhores quadros. Vamos, agora, levar o Estado de Alagoas para um caminho próspero, que diminua desigualdades e que tenha capacidade de investir”.
E completou: “A meta é mantermos o estado pagando os salários e fornecedores, tendo a mesma capacidade de investimento. Vamos investir, no mínimo, R$ 2,5 bilhões. Investimos em modernização da Fazenda, tecnologia e inovação, tendo um sistema fazendário cada vez mais forte, diminuindo desigualdade social, mantendo um ambiente adequado para atrair novos negócios, novas empresas, oferta de emprego e oportunidade. Essa é o desafio de toda equipe de governo, que procura trabalhar em regime de cooperação e humildade. Nesse caminho, vamos fazer investimentos robustos pelos próximos quatro anos. Até agora, já pagamos quase R$ 4 milhões em investimentos”.
O governador disse aprovar a atuação de Santoro na Sefaz. “Dou a ele nota 10, se tivesse nota maior, certamente eu daria, porque ele e o Renan filho pegaram o estado em uma situação difícil, sem planejamento, com os piores índices em todas as áreas e foi essa organização fiscal, financeira e orçamentária que fez o estado mudar. O George teve um papel fundamental para que isso acontecesse. Como alagoano, antes de governador, tenho uma gratidão ao George e sei que essa parceria será para sempre”.