MENU

De Olho Alagoas Publicidade 1200x90
10/03/2023 às 20h02min - Atualizada em 10/03/2023 às 20h02min

Prefeitura de Maceió autua BRK Ambiental após empresa despejar esgoto na Ponta Verde

Ao ser autuada, empresa deve regularizar a situação para o despejo correto na rede de esgoto

Mariane Rodrigues e João Roberto /Seminfra e Sedet
https://maceio.al.gov.br
Foto: Junior Bertoldo/Ascom Seminfra

A Prefeitura de Maceió autuou, nesta sexta-feira (10), a empresa BRK Ambiental por despejar esgoto na rede de drenagem da Rua Hélio Pradines, localizada na Ponta Verde. O problema foi identificado nesta semana durante o trabalho de inspeção da Operação Línguas Sujas, realizado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet).

Durante a ação, fiscais da Sedet constataram que existe uma ligação que está lançando esgoto diretamente no sistema de drenagem. De acordo com a Seminfra, o esgoto e a água que estão sendo depositados de forma irregular no sistema de drenagem são provenientes de uma escola particular existente na região. No entanto, segundo a Sedet, a instituição não possui responsabilidade pela irregularidade.

A responsabilidade por essa infração, reforça Seminfra e Sedet, é da concessionária de saneamento básico da região, a BRK Ambiental. Os dejetos lançados acabam transportados pela tubulação de águas pluviais, e desaguam no mar, formando as chamadas línguas sujas.

Por conta dessa infração, a BRK foi autuada com base na Lei Municipal Nº 4.548/96 que, em seu artigo 113, diz que é “proibido o lançamento de esgoto, mesmo tratado, nas praias ou na rede de águas pluviais”.

Durante a inspeção, foi realizado um teste com corante. O produto foi colocado em vasos sanitários da escola e, ao ser acionada a descarga, o mesmo corante, de coloração vermelha, saiu na rede de drenagem da Rua Hélio Pradines, confirmando o despejo irregular de efluentes.

Seminfra e Sedet reforçam que cabe à empresa BRK Ambiental regularizar a situação e ligar corretamente para a rede de esgoto.




Fotos: Cortesia


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
De Olho Alagoas Publicidade 1200x90