No Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta quarta-feira (8), a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) realizou atividades em alusão à data, no Parque Municipal, localizado em Bebedouro. A ação contou com a participação de 60 adolescentes que fazem parte da Associação Paz em Cristo, responsável por acolher meninas, entre 12 e 18 anos, que passam por um processo de recuperação da dependência química.
Na reserva, as meninas tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura, o Projeto Livros Livres, que oferta leitura e aluguel de livros de forma gratuita, fazer trilhas guiadas, conhecer o museu da fauna e flora do parque, além de curtir uma boa música e fazer uma refeição. Ao final das atividades, todas receberam uma rosa em homanegem ao Dia da Mulher.
O presidente da associação, Almir Borges, destacou a inclusão dessas meninas em uma ação tão importante, agradecendo o convite.
"Tivemos a honra de participar dessa homenagem as mulheres no Parque Municipal e fazer o dia destas meninas muito melhor. Agradeço a todos os envolvidos e ao Prefeito JHC pelo acolhimento, já que temos a missão de acolher jovens do sexo feminino com vulnerabilidade social e dependência química. Hoje, pudemos trabalhar a autoestima e o empoderamento dessas adolescentes", disse.
A coordenadora dos Parques, Rafaela Brito, ressaltou que este tipo de atividade demonstra o acolhimento que essas meninas merecem.
"Foram várias atividades em meio à natureza, que mostram uma aceitação cheia de amor, nesse dia tão importante, para que elas se sintam acolhidas não só no parque, mas por todos que fazem parte da Prefeitura de Maceió", afirmou.
A ação foi uma iniciativa da Sudes e da Secretária Municipal de Governo (SMG). Contou também com a parceria da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), do Instituto Missionários de Cristo, da cantora Emily Falcão e da loja Buquê Maceió.
Mais homenagens
Outro local em que as mulheres foram homenageadas pela Sudes foi a Grota da Cerâmica, situada no Tabuleiro do Martins, que está sendo atendida pelo órgão através do Brota na Grota, o maior programa de inovação e inclusão social do Brasil. Lá, as mulheres que visitaram o estande também receberam uma rosa em forma de agraciamento. Ao todo foram distribuídos 100 rosas e bombons.
"As mulheres que residem na Grota da Cerâmica demonstram toda a sua força e humanidade no dia a dia. Não só desta comunidade, mas de todas que existem na capital, as mulheres são batalhadoras e merecem o devido reconhecimento. A rosa simboliza a nossa homenagem para estas guerreiras", completou a coordenadora.
Além da distribuição de rosas, o estande da Sudes, que permanecerá no Grota da Cerâmica até o fim da semana, também oferece educação ambiental, oficina de brinquedos sustentáveis, feitos com material reciclável que seria descartado de forma irregular e explicações sobre a fauna e flora do Parque Municipal.