08/03/2023 às 19h18min - Atualizada em 08/03/2023 às 19h18min
Lei de autoria de Aldo Loureiro é sancionada e Jacintinho agora tem data de aniversário.
Instituída para o dia 13 de junho.
Com Assessoria
Por: Jornalista Marcos Souza
Vereador Aldo Loureiro - (Arte Marcos Souza) O Jacintinho é o verdadeiro “quebra-galho”. Aos domingos e feriados, quando o comércio central fecha suas portas, o velho jaça se apresenta de portas abertas, com lojas de todos os ramos de negócios, para atender a todo tipo de clientela. Por lá, existem supermercados, mercadinhos, lojas de tecidos, confecções, calçados, bijuterias, açougues, farmácias, mercado púbico, uma feira-livre que abrange varias ruas, e ainda agência bancária. O crescimento do Jacintinho, que hoje atinge uma população superior a 200 mil habitantes, incluindo todas as grotas e antigos sítios, é maior do que a de qualquer cidade do interior do Estado, contando-se, logicamente, apenas a população urbana, como a de Arapiraca, por exemplo, que é considerada a maior cidade do estado, depois da capital. (http://wikimapia.org/).
Diante de sua importãncia cultural, econômica e geográfica, o 'Velho Jaça', como é carinhosamente chamado por seus moradores, ganha um novo capítulo em sua história, graças a iniciativa do vereador por Maceió, Aldo Loureiro, que conseguiu instituir junto ao parlamento maceioense, uma data comemorativa de aniversário de um dos bairros mais populosos e queridos da capital alagoana.
Sempre atuante, o vereador Aldo Loureiro (PP), é autor da Lei que prestigia o terceiro maior bairro de Maceió com uma data comemorativa de aniversário, instituída para o dia 13 de junho.
O Presidente da Câmara de Vereadores faz saber que a Câmara Municipal aprovou e de acordo com o § °6 DO ART. 36 da Lei Orgânica do Município, promulgou e ficou instituído o dia 13(treze) de junho como data comemorativa do aniversário do bairro Jacintinho e que o aniversário e a semana do bairro Jacintinho deverá ser incluída no Calendário Oficial e eventos do Município de Maceió e os festejos comemorativos do aniversário do bairro Jacintinho poderão ser articulados com as associações e entidades representativas da comunidade de bairro.
Ao ser questionado sobre a importância do bairro e o que o levou a essa indicação com aprovação da Casa de Mário Guimarães, Aldo Loureiro, não titubeou, disse:
“Vejo o Jacintinho como uma grande potência para Maceió, hoje é praticamente uma cidade. Lá você encontra tudo sem precisar se dirigir ao centro da cidade”, ressaltou Aldo Loureiro.
'JACINTINHO'
Parece uma serpente descendo moro abaixo.
Populoso cheio de grotas, é vigoroso.
Seu charme é o farol sempre luminoso.
Povo alegre, nunca cabisbaixo.
Sr. Jacinto Athayde,
era o médico ou o delegado,
sempre presente.
Como legado, foi homenageado.
O bairro tem vida própria.
Cultura de berço vindo das veias.
Comércio que funciona toda semana.
Do sítio a bairro
(várias décadas).
Hoje é um bairro metropolitano".
Ari Lins Pedrosa
Por Jornalista Marcos Souza com Assessoria