MENU

De Olho Alagoas Publicidade 1200x90
03/03/2023 às 18h57min - Atualizada em 03/03/2023 às 18h57min

Governo dos EUA pede mais documentos ao Brasil para decidir sobre extradição de Allan do Santos

Blogueiro postou vídeo com visto nas redes sociais com dizeres “Chora, Xandão”; post foi apagado depois

Elijonas Maiada CNN Em Brasília
https://www.cnnbrasil.com.br
Blogueiro Allan dos Santos 27/05/2020REUTERS/Adriano Machado

O governo dos Estados Unidos enviou ao Ministério da Justiça e Segurança Pública pedido formal para que o governo brasileiro envie os documentos finais sobre o caso Allan dos Santos. O objetivo é decidir sobre extradição do blogueiro brasileiro, que está na Flórida.

O pedido chegou após Allan dos Santos usar o Instagram para debochar do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Mesmo impedido por decisão da Corte de ter contas nas redes sociais, o extremista abriu seu 31º perfil e postou vídeo segurando um suposto visto de trabalho nos Estados Unidos com a legenda: “Chora, Xandão”.

O vídeo foi postado em 16 de fevereiro e apagado dias depois após ampla repercussão. O perfil segue ativo.

CNN apurou que é necessário ter passaporte válido para conseguir ter visto nos Estados Unidos. O de Allan dos Santos, no entanto, está cancelado pelo STF desde novembro do ano passado.

A reportagem procurou o Departamento de Estado dos Estados Unidos para comentar o caso.

“Todos os pedidos de visto são julgados caso a caso. Para trabalhar legalmente nos Estados Unidos temporariamente como não imigrante, os trabalhadores temporários devem se qualificar para a categoria de visto disponível com base no objetivo do emprego planejado”, explicou o departamento à CNN, sem comentar sobre o passaporte cancelado.

A documentação solicitada pelos EUA está sendo finalizada pelo Departamento de Cooperação Jurídica Internacional (DRCI) do Ministério da Justiça, juntamente com o STF. Não há previsão de quando o MJ responderá.

Com isso, o governo americano deve decidir sobre extradição ao Brasil para que cumpra pena.

Foragido

Allan dos Santos teve a prisão determinada pelo STF em outubro de 2021, e é investigado em dois inquéritos no órgão: um sobre a propagação de fake news e outro sobre participação em milícias digitais que ameaçariam a democracia brasileira.

Ele ainda está na lista de procurados da Interpol, e sua extradição depende da atuação do Ministério da Justiça brasileiro.

Na decisão que determinou a prisão do blogueiro, Moraes ressaltou que existe “uma verdadeira organização criminosa, de forte atuação digital e com núcleos de produção, publicação, financiamento e político absolutamente semelhantes àqueles identificados no Inquérito 4.781, com a nítida finalidade de atentar contra a Democracia e o Estado de Direito”.

Interpol

Allan dos Santos, foragido no Brasil, ainda não está na lista de procurados pela Interpol, a polícia internacional. A delegada Dominique de Castro Oliveira da Polícia Federal pediu, em outubro de 2021, a inclusão do nome do blogueiro na Difusão Vermelha da Interpol.

CNN apurou que o pedido ainda está parado, em Lyon, na França, sede da entidade.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
De Olho Alagoas Publicidade 1200x90