O número de mortos após as fortes chuvas que atingiram o litoral norte paulista no último final de semana subiu para 60 neste sábado (25), segundo balanço do governo de São Paulo.
São 59 vítimas em São Sebastião e uma em Ubatuba. Segundo boletim do governo, 54 já foram identificados e liberados para o sepultamento –19 homens adultos, 17 mulheres adultas e 18 crianças. Oito pessoas seguem desaparecidas.
“Atualmente, a prioridade segue no socorro às vítimas e no atendimento aos mais de 2.251 desalojados e 1.815 desabrigados”, informou em nota enviada à imprensa.
As equipes de resgate entraram no sétimo dia de buscas neste sábado. Nesta tarde, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, anunciou a criação de uma gerência estadual para acompanhar de perto os trabalhos de reconstrução em São Sebastião.
O governador também visitou as 43 famílias agora instaladas em hotéis. “É comovente ver a solidariedade dos brasileiros e das empresas que tem nos procurado para oferecer de tudo, incluindo construção de casas, terrenos etc. Eles abriram as portas desse clube e acolheram 43 famílias oferecendo todas as refeições”, disse ele, em declaração.
“Com isso, foi possível liberar uma escola onde elas estavam abrigadas provisoriamente e retomar as atividades.”
O governo do estado também anunciou busca ativa por terrenos seguros para iniciar, “o mais rápido possível”, a construção de casas para os atingidos pelas tempestades.
São Sebastião registrou mais de 600 mm de chuva em 24 horas no último final de semana. Alagamentos e deslizamentos de morros deixaram estradas e rodovias destruídas ou bloqueadas e moradores e turistas – que foram passar o feriado prolongado de carnaval na praia – ilhados.
O Departamento de Estradas e Rodagens (DER) liberou, na noite de quinta-feira (23), o tráfego de veículos no km 174 da rodovia Rio-Santos (SP-055), no trecho entre São Sebastião e Ubatuba.
No momento há interdição parcial nos seguintes pontos:
Rodovia Rio-Santos (SP-055)
Rodovia Oswaldo Cruz (SP-125)
Rodovia Mogi Bertioga (SP-098)
Rodovia Engenheiro Ariovaldo de Almeida Viana (SP-61)
*Publicado por Tamara Nassif