“Só haverá desenvolvimento econômico e social se houver paz. Por isso, a SSP é uma área importante no nosso governo. Alagoas teve uma redução de 46,5% nos índices de criminalidade em uma década e isso só existiu por conta do trabalho dos nossos policiais. Vamos garantir cada vez mais condições para que toda a segurança pública possa trabalhar de maneira ágil, cuidando da nossa população”, afirmou.
A Polícia Militar recebeu cinco veículos. Três deles foram destinados ao Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e duas para o Batalhão de Rotam. A Polícia Civil recebeu duas unidades e também uma picape Renault Duster, que será destinada ao Posto de Atendimento que fica no Aeroporto Zumbi dos Palmares, e o Grupamento Aéreo foi contemplado com um veículo.
A Polícia Científica foi contemplada com um laboratório móvel para uso das equipes do Laboratório de Genética e Química Forense em locais de crime. O equipamento é o primeiro laboratório ambulante destinado à persecução penal.
O secretário Flávio Saraiva afirmou que o reforço na segurança pública leva mais agilidade para que as polícias, além de auxiliar na resolução de crimes - como é o caso do laboratório móvel - atuem também na ostensividade e investigações.
“A segurança pública está unida e forte no combate à criminalidade e redução dos índices e em passar a sensação de segurança para a população. Com os novos equipamentos teremos mais agilidade na resolução de crimes, bem como no patrulhamento e investigações. Um dia histórico para a nossa segurança pública”, disse. O secretário aproveitou a oportunidade para anunciar a aquisição de mais um helicóptero para reforçar o patrulhamento aéreo no Estado.
Laboratório Móvel
A unidade móvel de perícia da Polícia Científica é o primeiro laboratório ambulante destinado à persecução penal. O veículo, modelo Mercedes Benz, Sprinter 416 RR Mista, foi adaptado para a atuação das equipes dos Laboratórios de Genética e Química Forense em locais de crime.
A unidade possui diversos instrumentos destinados ao exercício da perícia de natureza criminal. O veículo permite ainda, que os peritos oficiais transportem equipamentos portáteis para a realização de exames que necessitem ser realizados em diferentes ocasiões, como reproduções simuladas, ou exames periciais complexos, que exijam uma estrutura diferenciada.
O laboratório móvel será também empregado em operações que envolvam apreensões de drogas, operação sossego, operações de crime contra crianças e de combate a crimes fiscais. Outra vantagem da unidade será o seu uso na coleta de DNA de condenados da Justiça, de ações do projeto Desaparecidos e para a realização de exames de corpo de leito (lesão corporal).
Participaram ainda da solenidade de entrega das viaturas a secretária do Gabinete Civil, Luiza Barreiros; o secretário de Comunicação, Joaldo Cavalcante; os deputados Bruno Toledo, Remi Calheiros, Lelo Maia, Ronaldo Medeiros e Silvio Camelo.