Foi publicado no Diário Oficial desta terça-feira (07) a nomeação do Conselho Municipal de Economia Solidária (CMES) para o biênio de 2023/2024. A nova formação do CMES é composta por órgãos municipais, empreendimentos solidários e instituições de assessoria para os empreendimentos solidários.
O objetivo do Conselho de Economia Solidária é garantir politicas públicas de incentivo e valorização dos empreendimentos solidários dentro da capital alagoana.
A Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) irá presidir o conselho, que também conta com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Secretaria Municipal de Turismo Esporte e Lazer (Semtel), e a Secretaria Municipal de Economia (Semec), como membros representantes da área governamental no conselho.
Dos empreendimentos solidários participam o empreendimento da saúde mental (Sonhos, Artes e Bordados), do Artesanato (Inovart), a Cooperativa da Vila Emater (COOPVILA), a Associação das Catadoras e Catadores da Lagoa Mundaú, a Cooperativa de Trabalho das Marisqueiras (Mulheres Guerreiras). Ja na área assessoria, o CMES tem como membros o Forúm de Saúde Mental de Maceió, Instituto Gama (IGAMA), Unitrabalho e Cáritas Arquidiocesana de Maceió.