O prefeito de Maceió, JHC, autorizou nesta quinta-feira (5) as obras de contenção da encosta no Conjunto Morada dos Palmares, no Tabuleiro do Martins. A obra vai garantir proteção aos moradores da região e evitar riscos de desabamento. Serão realizadas contenções em uma área de aproximadamente 1.400 metros quadrados. E além desta encosta, o Município também vai realizar obras em mais 20 localidades e colocar geomanta em mais 30 pontos, um investimento de quase R$ 150 milhões.
“Ficamos felizes em estar aqui para a contenção definitiva da encosta dos no Morada dos Palmares. Vamos utilizar tecnologias modernas e abarcar 21 encostas da nossa cidade. Aqui utilizaremos três tipos de tecnologia para ter sustentação e ser uma obra definitiva. A nossa cidade se sente mais segura, sobretudo, no período de chuvas. A gente vê aqui muitas famílias, pessoas com deficiência, idosos que viviam muito angustiados, porque não sabiam quando seria feita essa obra. A partir dos oito meses de obra já podemos pensar na conclusão e será uma página virada para os moradores”, frisou JHC.
A obra está orçada em cerca de R$ 6 milhões e está sendo executada através de uma parceria entre a Prefeitura de Maceió e o Ministério do Desenvolvimento Regional, do Governo Federal. Serão usadas tecnologias mistas para minimizar consideravelmente os riscos de deslizamentos de terras em períodos de chuvas, sendo algumas delas, a metodologia de solo grampeado, que são grampos de aço usados como âncoras no talude para, em seguida, o local ser concretado.
Haverá também a implantação da geomanta, uma tecnologia considerada como uma manta vegetal que também tem a função de estabilizar a encosta. Em paralelo a esses serviços, as atividades também vão contemplar a instalação de sistema de drenagem com valetas de captação da água da chuva, de caixas de passagem e de escadaria drenante.
Esperada pelos moradores há mais de 20 anos, a obra tem a confiança da população, segundo relata Marluce Vieira.
“Essa obra é muito importante, não só para quem mora aqui, mas para todo o conjunto. Porque a partir do momento que a obra acontecer, todo mundo vai se beneficiar. A encosta estava caindo, teve gente que perdeu suas coisas, e mesmo morando distante, temia de acontecer comigo. Os antigos gestores começaram as obras, mas desistiram e agora estamos muito confiantes de que vai acontecer”, relatou a moradora.
Durante a autorização da obra, o prefeito visitou a área e conversou com moradores que relataram a demolição de três residências e que outros precisaram sair de suas casas. Clotilde dos Santos, conhecida por Dona Clô, tem 79 anos, e conta que nunca esperou que a obra fosse ser feita.
“Toda vez que a Prefeitura vinha aqui era só promessa. Em um tempo, começaram a cavar, e nada fizeram. Todo mundo saiu e eu fiquei aqui, e quando chove bate o medo. Mas agora tenho certeza que vai ser concluído”, contou.
O secretário de Infraestrutura, Lívio Lima, afirmou que as encostas são uma grande demanda da população na Secretaria. “Essa é uma obra que nos dá muita satisfação, a obra será concluída. Sei que em outras gestões tiveram promessas, mas assinamos um documento oficial, e tem prazo. E esta faz parte das 21 encostas que realizaremos a