"Estamos muito felizes em estar aqui na posse do novo presidente do TCE, conselheiro Fernando Toledo, e do conselheiro Otávio Lessa, que assume a vice- presidência", afirmou o governador Paulo Dantas, ao chegar à sede do TCE-AL. Ele destacou a importância do Tribunal, não apenas como órgão de controle das contas do Estado, mas, também, de análise das contas dos municípios e de todos órgãos públicos no âmbito estadual.
"Essa relação equilibrada, madura, do Estado com todos os Poderes e o Tribunal de Contas é fundamental, porque cria todas as condições para que Alagoas cresça", afirmou Paulo Dantas, lembrando que em seu discurso de posse no domingo (1) reafirmou o compromisso de agir com humildade e seriedade, para trabalhar junto com os demais Poderes, unindo esforços para que o Estado continue a crescer.
Para o governador, a aprovação recente da prestação de contas do governador Renan Filho pelo plenário do TCE demonstra que o ex-governador fez um excelente trabalho e deixou as contas do Estado equilibradas.
O novo presidente do Tribunal de Contas, Fernando Toledo, ressaltou que a Corte de Contas é um órgão de controle, mas que trabalha também na orientação e capacitação dos gestores e servidores públicos.
"Não temos mais apenas a assinatura do presidente, mas de todo o Tribunal, com a instituição de uma política de orientar, capacitar e, naturalmente, fiscalizar, pois somos um órgão de controle", afirmou Fernando Toledo, salientando que esse controle vem sendo feito buscando a parceria e o trabalho harmonioso entre os órgãos e seus gestores.
"Estamos torcendo para que o governador Paulo Dantas cumpra todas as promessas feitas na sua posse, da qual tive a honra de participar no domingo, mas tenho certeza de que, com sua juventude, capacidade e com a equipe que preparou para assumir a estrutura do Estado, terá êxito", acentuou o presidente do TCE.
Pei Fon / Agência Alagoas
O conselheiro Otávio Lessa, que deixa a presidência e assume a vice-presidência do órgão, afirmou que os avanços dos últimos anos no TCE-AL não foram só em obras, mas, principalmente, de mudança de conceito. "O TCE e o Ministério Público de Contas, juntos, entenderam que é melhor orientar antes do que punir. Esse conceito novo do Tribunal busca trabalhar em parceria com os gestores", afirmou Lessa.
Diversas autoridades prestigiaram a posse da nova cúpula do TCE-AL, entre elas o vice-governador Ronaldo Lessa; o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas, desembargador Kléver Loureiro; o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Victor, além de deputados estaduais, prefeitos, familiares dos empossados e servidores da Corte.