O primeiro dia de 2023 marca a cerimônia de posse de governador e vice eleitos para comandar Alagoas pelos próximos quatro anos. Paulo Dantas (MDB) e Ronaldo Lessa (PDT) serão empossados como governador e vice, respectivamente, às 14h, deste domingo, 1º, em cerimônia na Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas, no Centro de Maceió.
Logo após tomar posse diante dos deputados estaduais e outras autoridades, o governador retorna ao Palácio dos Martírios, também no Centro da capital. Às 15h30, Paulo Dantas vai oficializar e dar posse ao secretariado no antigo Salão de Despachos do palácio histórico. As cerimônias de posse serão transmitidas ao vivo pelo TNH1.
Eleições - Paulo Dantas venceu as eleições em segundo turno no Estado com 52,33% dos votos com 100% das urnas eletrônicas apuradas, no domingo de 30 de outubro. O adversário Rodrigo Cunha, do União Brasil, teve 47,67% dos votos.
Em 2022, Dantas foi eleito governador de Alagoas, aos 43 anos de idade, em eleição indireta depois da desincompatibilização de Renan Filho, também do MDB, para concorrer ao Senado Federal. Ambos foram eleitos nos respectivos cargos pleiteados.
Diplomação - Os candidatos eleitos nas eleições de 2022 em Alagoas foram diplomados em grande cerimônia na manhã do último dia 16 de dezembro. Os eleitos para o governo do Estado, Senado Federal, os 27 deputados eleitos para a Assembleia Legislativa e os nove para a Câmara dos Deputados se reuniram no auditório do Pleno do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL). A diplomação é o último ato da Justiça Eleitoral no processo eleitoral e atesta quem são, efetivamente, os eleitos e os suplentes com a entrega ou a disponibilização do diploma devidamente assinado. Isso habilita os candidatos eleitos a assumirem e exercerem os respectivos mandatos eletivos.