Se na mesa dos maceioenses chegam frutas, legumes e verduras fresquinhos, a atuação dos feirantes da capital está na direção correta. Na cidade, são mais de dez equipamentos públicos de abastecimento que comercializam produtos frescos todos os dias e são administrados diretamente pela Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes).
Em média, há uma movimentação de 23 mil consumidores circulando pelos locais durante a semana. Os cuidados com a estrutura dos locais, reforço na higienização e segurança sanitária tem sido o foco da Semtabes, para garantir que mais de 6 mil feirantes consigam trabalhar de forma digna.
A atuação da gestão é sentida por muitos comerciantes, que diariamente fazem a diferença na cidade. Antonieta Silva trabalha há oito anos no Mercado do Jacintinho comercializando defumados. Ela conta que a Prefeitura de Maceió tem sido mais participava e levado mais ações de limpeza, higienização e resolução de problemas que antes eram usuais no espaço.
“A gente se sente acolhido porque há uma mobilização muito rápida para resolução de problemas. Não temos mais problemas com falta de água, banheiro que não tinha agora tem, mercado está sempre limpo, sempre tudo higienizado, sem lixo acumulado. Antes as pessoas não queriam entrar no mercado e não é mais assim. Agora vem todo mundo comprar aqui e a gente vende. Em oito anos, esse é o melhor momento que nós estamos passando”, relata a feirante.
No Mercado e na Feira do Jacintinho, além dos reparos na estrutura do equipamento, revisão elétrica e hidráulica e uma importante obra do novo banheiro da feira está em andamento. A Semtabes vai entregar local digno para que permissionários e clientes possam utilizar.
Na Levada, o banheiro do Mercado da Produção já ganhou ares de “banheiro de Shopping” na boca miúda de permissionários. Ganhou ar-condicionado, nova rede hidráulica e todo o espaço foi reformado. A obra foi realizada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, um investimento da Prefeitura de Maceió de R$ 400 mil.
As obras e atuações também estão em andamento em outros espaços. Somente em 2022, a Semtabes investiu quase R$ 220 mil com recursos próprios para realizar desde pequenas manutenções a grandes reformas nos espaços. Durante todo o ano, ressalta o titular da pasta, Maurício Filho, foi executado um plano de ação nos mercados e feiras, com intuito de garantir melhores condições de trabalho para os comerciantes e trazer de volta os consumidores.
“A gestão se preocupa em recuperar a defasagem estrutural de mais de 30 anos dos mercados. Nosso objetivo é de que obras importantes, que já estão em andamento, sejam levadas para 100% dos mercados públicos da cidade. É uma forma de garantir condições de trabalho para muitos comerciantes, que muitas vezes só possuem aquela renda”, ressalta.