O atual comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, usou suas redes sociais neste sábado (10) para avalizar os nomes escolhidos pelo presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para chefiar as forças armadas a partir de 2023.
“Oficializadas as escolhas dos próximos comandantes das Forças Armadas e do Estado-Maior Conjunto, registro meu desejo de muitas felicidades e realizações em suas missões”, escreveu o comandante da FAB sob Jair Bolsonaro (PL).
José Múcio Monteiro, futuro ministro da Defesa, disse em entrevista a jornalistas na sexta-feira (9) que seguirá o critério de antiguidade para escolher os comandantes das Forças Armadas. Ele mencionou os seguintes nomes:
Em sua publicação, Baptista Junior ainda elogiou o militar que o sucederá no comando da Força Aérea Brasileira, o Tenente-Brigadeiro Marcelo Damasceno. Ele afirmou que a FAB terá um “líder nato, profundo conhecedor de todos os assuntos e com visão gerencial apurada”.
“Ao meu substituto, tenente-brigadeiro do ar Marcelo Damasceno, a certeza de que a FAB terá como comandante um líder nato, profundo conhecedor de todos os assuntos e com visão gerencial apurada. Parabéns, amigo. Minha torcida e apoio serão permanentes”, completou.
José Múcio ainda disse ter conversado com esses comandantes na última semana. O futuro ministro afirmou que Lula fará o anúncio oficial dos nomes posteriormente, sem determinar uma data.
Atual comandante da FAB apoia militares escolhidos por Lula para as Forças Armadas | CNN 360º