A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Maceió iniciou, nesta sexta-feira (25), a entrega de mais 420 cartões Vamu recarregados com as passagens de ida e volta para os beneficiários do programa CNH Social.
Os cartões foram entregues na sede do Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), localizado no bairro Serraria, pelo superintendente-adjunto Assis Constantino e por profissionais do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM) da SMTT.
“A entrega desses cartões é mais um compromisso assumido e cumprido pela SMTT. A CNH Social é uma realidade, um programa da Secretaria Municipal de Assistência Social e a Superintendência de Trânsito não poderia ficar de fora. Nem todos têm condições de arcar com as passagens para o curso e é aí que nós entramos, com todo o suporte da Prefeitura, para garantir que os candidatos possam se deslocar até as aulas, sem custo. Tudo isso é pensar nas pessoas, que é um preceito do prefeito JHC e do superintendente André Costa”, pontuou o superintendente-adjunto da SMTT, Assis Constantino.
"É importante ressaltar a parceria com a SMTT, que torna o projeto acessível e é um dos motivos para que a CNH Social tenha tanta adesão e visibilidade. Os cartões Vamu com as passagens fazem parte do pacote de benefícios que os candidatos recebem. Esse documento facilita com que eles tenham a locomoção para todas as etapas do programa, desde a parte de nivelamento aqui no Sest-Senat, como para as aulas teóricas e práticas na autoescola", ressaltou a coordenadora de Desenvolvimento Profissional do Sest/Senat, ", Yanna Crysley.
O estudante beneficiado pela CNH Social, Everaldo Filho, destacou a importância da gratuidade da passagem para o seu dia a dia.
"Moro no Vergel e meu deslocamento para cá ficaria comprometido, pois não estou trabalhando no momento e o cartão veio para dar esse alívio. Uma forma de poder usufruir da oportunidade dada com a CNH Social, de ter minha habilitação e com ela mais uma chance no mercado de trabalho", revelou.
Os cartões entregues têm 90 passagens, destinadas para os deslocamentos dos candidatos, tanto para a etapa realizada no Sest/Senat, quanto para a fase de aprendizado na autoescola.
"O cartão facilita muito a nossa vida. Não são todos que conseguem encaixar a passagem para as aulas em seu orçamento diário, daí ter esse cartão nas mãos dá o sentimento de mais uma etapa alcançada", frisou a aluna do programa Laura Maria, que mora no Cleto Marques Luz, parte alta de Maceió.
CNH Social
O programa CNH Social emitirá a primeira carteira de motorista – Carteira Nacional de Habilitação (CNH) – gratuitamente para usuários do Cadastro Único, garantindo mais oportunidades no mercado de trabalho para a população em vulnerabilidade social. Os participantes podem optar pelo Curso de Formação de Condutores nas categorias carro ou moto.