Durante o 8º Seminário Municipal de Promoção da Saúde: Promoção da Saúde e Cidades 2.0, a Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) apresentou o panorama de ações para resgatar a valorização de mercados e feiras livres de Maceió. O evento, que ocorreu nesta quarta-feira (9), foi promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no auditório da Uninassau, no bairro Farol.
O seminário abriu diálogo de forma intersetorial para tratar estratégias sobre políticas públicas de promoção à saúde adotadas pela Prefeitura de Maceió.
O secretário municipal de Abastecimento, Maurício Filho, participou da mesa redonda 'Mobilidade urbana e hábitos saudáveis: como avançar?', que foi mediada pela prof. Dra. Islândia Bezerra da Universidade Federal de Alagoas.
A mesa contou, ainda, com a presença do coordenador de projetos da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), Moacir Magalhães, representante da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial (Sedet), Tácio Rodrigues, e a representante da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel).
Com a palestra 'Resgate do consumo em mercados e feiras com a valorização dos espaços públicos', o titular da Semtabes apresentou o plano de ação realizado para a requalificação de mercados e feiras da capital.
“O principal deles é o projeto do novo Mercado da Produção, que vai levar qualidade de vida aos moradores da região e aos trabalhadores do mercado, incluindo a mobilidade urbana local. Na parte alta, também teremos um novo mercado do Tabuleiro, que também vai revitalizar a área da feira livre. Entre outros projetos da Prefeituraa de Maceió que trazem os consumidores de volta a esses espaços”, destacou Maurício Filho.
O secretário pontuou que a Semtabes e a SMS vão incentivar a realização de mais feiras agroecológicas na capital.
Todas as sextas-feiras ocorre uma feira com produtos orgânicos das 5h às 11h, no estacionamento do Mercado do Jaraguá.
“Vamos abrir mais espaços para feirantes que comercializam produtos comprovadamente orgânicos, incentivando feiras agroecológicas na nossa cidade”, afirmou.
O 8º Seminário Municipal de Promoção da Saúde também contou com a Conferência Magna do Doutor em Ciências, professor da Universidade Federal do Paraná, Jonas Augusto.