27/10/2022 às 20h45min - Atualizada em 27/10/2022 às 20h45min
Grave! Bolsonarismo entra em crise após Bolsonaro fugir de Roberto Jefferson
Discurso armamentista
Redação com noticiapolitica
Por: Agência de Notícias
Longas datas: Roberto Jefferson e Jair Messias Bolsonaro - Reprodução O episódio que envolveu o bolsonarista Roberto Jefferson, que atirou e jogou granadas contra policiais federais, gerou uma grave crise na base de apoio de Bolsonaro na reta final de campanha.
Jefferson, que apenas executou na prática o discurso armamentista de Bolsonaro, sempre foi um ícone e uma grande referência do bolsonarismo no Brasil, razão pela qual, minutos após o episódio, personagens como Silas Malafaia, Mourão, Bia Kicis e o próprio Bolsonaro tentaram minimizar as agressões aos integrantes da polícia federal ao criticar uma suposta censura do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que, segundo eles, seria o causador da situação.
Acontece que, horas depois, ao verificar a grande repercussão negativa do caso, Jair Bolsonaro deu declarações renegando o aliado, reprovando as agressões e chagando ao ponto de afirmar que nunca tirou foto com Roberto Jefferson, situação que logo foi desmentida pela imprensa que mostrou diversas fotos dos dois.
A atitude contraditória gerou uma imediata crise entre os apoiadores de Bolsonaro. O blogueiro, Allan dos Santos, que vive foragido nos EUA, afirmou nas redes sociais que não mais vai comentar sobre a política brasileira.
Já o ex-comentarista da Jovem Pan, Paulo Figueiredo Filho, neto do general João Figueiredo (ex-presidente do Brasil), criticou o posicionamento de Jair Bolsonaro por não ter se mobilizado contra a prisão de Roberto Jefferson.
A crise na base de apoio de Bolsonaro, sem dúvidas, é uma péssima notícia para a coordenação de sua campanha, que precisará urgente de um fato novo para reverter essa instabilidade a poucos dias da votação do 2º turno.