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26/09/2022 às 22h02min - Atualizada em 26/09/2022 às 22h02min

Educação celebra o Dia Nacional dos surdos e o Dia Internacional da Língua de Sinais

Oferta de ensino nas escolas municipais conta com Educação inclusiva e Sala de Atendimento Educacional Especializado Bilíngue

Arthur Vieira (estagiário)/Ascom Semed
https://maceio.al.gov.br/
Alunos surdos aprendendo a língua de sinais no Espaço SAEEB. Foto: Hilderlan Oliveira

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) celebra o Dia Nacional dos Surdos e o Dia Internacional da Língua de Sinais, comemorado nesta segunda-feira (26) com exemplos de educação inclusiva nas escolas da rede pública de ensino do Município.

A Escola Municipal Maria Carmelita Cardoso Gama possui hoje em seu quadro de professores, intérpretes e instrutores de libras e um professor surdo. Esse quadro foi formado para suprir a necessidade dos alunos surdos que frequentam as aulas, fortalecendo o ensino inclusivo, além do ensino da língua de sinais.

A escola conta com a Sala de Atendimento Educacional Especializado Bilíngue, conhecido como Espaço SAAEB. Meire Pereira, instrutora de Libras e coordenadora do ensino Bilíngue, explica a importância deste espaço para o desenvolvimento linguístico proporcionado para os estudantes.

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) celebra o Dia Nacional dos Surdos e o Dia Internacional da Língua de Sinais, comemorado nesta segunda-feira (26) com exemplos de educação inclusiva nas escolas da rede pública de ensino do Município.

A Escola Municipal Maria Carmelita Cardoso Gama possui hoje em seu quadro de professores, intérpretes e instrutores de libras e um professor surdo. Esse quadro foi formado para suprir a necessidade dos alunos surdos que frequentam as aulas, fortalecendo o ensino inclusivo, além do ensino da língua de sinais.

A escola conta com a Sala de Atendimento Educacional Especializado Bilíngue, conhecido como Espaço SAAEB. Meire Pereira, instrutora de Libras e coordenadora do ensino Bilíngue, explica a importância deste espaço para o desenvolvimento linguístico proporcionado para os estudantes.

Instrutora de Libras e coordenadora do ensino Bilíngue, Meire Pereira. Foto: Hilderlan Oliveira.

Instrutora de Libras e coordenadora do ensino Bilíngue, Meire Pereira. Foto: Hilderlan Oliveira.

Instrutora de Libras e coordenadora do ensino Bilíngue, Meire Pereira. Foto: Hilderlan Oliveira.

“A ideia desse espaço é que as crianças se desenvolvam, nos aspectos educacionais e sociais. Para que isso aconteça todo ser humano precisa de um desenvolvimento linguístico, para que seja possível o avanço em todas as áreas da vida”, enfatizou

O trabalho que envolve os alunos surdos começa com o aprendizado da língua de sinais, com o auxílio de um professor nativo na língua, proporcionando um aprendizado mais fluido. Com a proposta bilíngue, os alunos conseguem assistir às aulas na sala regular junto aos intérpretes.

Com auxílio da instrutora de Libras, Deyse Caroline, o professor da língua de sinais, Mário Lima, destaca a importância da data para a comunidade surda escolar.

Professor da língua de sinais, Mário Lima. Foto: Hilderlan Oliveira

Professor da língua de sinais, Mário Lima. Foto: Hilderlan Oliveira

Professor da língua de sinais, Mário Lima. Foto: Hilderlan Oliveira

“Sou professor de libras e trabalho aqui na escola Carmelita, na educação bilíngue dos surdos. Nosso objetivo é lembrar que muitas coisas precisam ser feitas para ampliar a educação a essa parcela de estudantes que por muito tempo foi excluída ou não tinha acesso a ferramentas de ensino adequadas para o seu aprendizado”, afirmou.

Alunos, instrutores e professor de libras . Fotos: Hilderlan Oliveira
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