Uma publicação compartilhada no WhastApp alerta eleitores para a suposta possibilidade de mesários anularem votos no presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL).
"Não vá votar com camiseta amarela ou de outra cor qualquer que possa lhe identificar como 'bolsonariano', pois logo que você votar os mesários podem colocar o n° do lado da sua assinatura de quem votou no Bolsonaro e assim anular o voto. Não coloque número nenhum do lado da assinatura e não vá com camiseta que identifiquem o seu voto!!!", diz o texto compartilhado na imagem viral.
No entanto, os mesários não têm o poder de anular votos, como já alertou o TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Além disso, inserir o número de qualquer candidato no caderno de votação constitui crime.
Conteúdo semelhante já havia circulado nas eleições passadas. Uma mensagem pedia a eleitores que não utilizassem camisetas que os identificassem como eleitores de Jair Bolsonaro no dia da votação. Isso porque, segundo o texto, seus votos poderiam ser anulados pelos mesários.
Porém, o TSE explicou que os mesários não têm a possibilidade de interferir no que é digitado nas urnas.
A única maneira de se anular o próprio voto é digitar um número que não corresponde a nenhum candidato ou partido político oficialmente inscrito, como explicou o Tribunal em outro conteúdo.
Além disso, o uso de camisetas de partidos e candidatos no dia da votação é permitido.
Conforme já verificado pelo Yahoo! Notícias, é crime assinar o número dos candidatos no caderno de votação. A prática é proibida tanto a eleitores quanto a mesários.