Na capital, para uma visita técnica em Fernão Velho e Rio Novo, bairros afetados por fenômenos de movimentação de massa, o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas, elogiou a gestão do prefeito JHC, na atuação da Defesa Civil de Maceió, em bairros com movimentação do solo. Ele destacou os avanços positivos do trabalho que tem salvado vidas.
“Quero de público, aqui, enaltecer a diferença que tem hoje a Defesa Civil de Maceió em relação às gestões anteriores. Tem feito um trabalho brilhante. A gente percebe claramente uma evolução, inclusive do conhecimento dos integrantes. Estamos disponíveis para ajudar em tudo”, frisou o secretário nacional, durante reunião com o prefeito JHC.
Com integrantes da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC) e da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais – Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Alexandre Lucas, colocou a estrutura à disposição para colaborar com os estudos e monitoramento das localidades que apresentaram problemas geológicos e retiraram várias famílias de casa.
Na inspeção, ele chegou à conclusão de que as ações emergenciais e preventivas nos dois bairros, já adotadas pela Defesa Civil Municipal, conseguiram mitigar os danos causados à população.
“Percebemos que, até agora, a Defesa Civil Municipal tem executado um bom trabalho com uma preocupação muito grande em salvar as pessoas. Todas elas foram retiradas com oportunidade e isso é muito importante”, expôs.
O secretário avaliou que o trabalho executado pelo Município foi importante e necessário. A partir de agora, a atuação das equipes técnicas se dará no sentido de evitar desastres secundários.
A movimentação de massa no Rio Novo e Fernão Velho vem sendo acompanhada pela gestão junto aos órgãos de controle, atuando a fim de garantir que a população seja assistida.
Um trabalho em conjunto está sendo executado com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), no atendimento aos auxílios pertinentes aos moradores, como também com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) para a abertura de vias alternativas de acesso ao residencial.