Em mais uma pesquisa inédita, feita pelo Ibrape em parceria com o Cada Minuto, os maceioenses foram consultados sobre suas preferências entre candidatos de possíveis cenários para a eleição à Presidência da República, que ocorrerá no próximo. A pesquisa, que ouviu moradores de todo os bairros de Maceió, também avaliou a popularidade do atual presidente, Jair Bolsonaro (sem partido).
A pesquisa ouviu, nos dias 24 e 25 de Abril, 1000 moradores de Maceió. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima é de 3,00 pontos percentuais, para mais ou para menos, sobre os resultados encontrados no total da amostra.
Questionados sobre como avaliam o governo Bolsonaro, até o momento, 11% dos maceioenses afirmaram ser ótimo; 29% afirmou ser bom; 9% regular; 25% definiu como ruim; e disseram ser péssimo.
Quando perguntados se aprovam ou desaprova a maneira como Bolsonaro conduz o País, 43 % disseram aprovar e 53% afirmaram que não aprovam. Outros 4% não sabem ou não opinou.
Em uma pesquisa estimulada, o Ibrape apresentou os nomes de possíveis candidatos a presidente nas próximas eleições, em 2022. A pergunta foi: ‘Se a eleição para presidente fosse hoje, em qual destes nomes o sr. ou sra. votaria? ’
O candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, foi citado por 43% dos pesquisados. Bolsonaro aparece em seguida com 33%; Ciro Gomes pontuou 5%; o apresentador Luciano Huck foi o escolhido por 3% dos maceioenses; o governador de São Paulo, João Dória e o ex-juiz Sérgio Moro aparecem empatados com 1% das intenções de voto. João Amoedo e Luiz Henrique Mandeta não foram citados. Outros 3% dos pesquisados disseram estar indecisos e 12% que votariam branco ou nulo.
O ibrape avaliou as intenções para um possível segundo turno. Perguntando: ‘Se as eleições do segundo turno para presidente fossem hoje, em qual destes nomes o sr, ou a sra. votaria? ’.
Neste cenário, Lula aparece com 475 das intenções de voto e Bolsonaro com 35%. Indecisos 4% e Branco/ Nulo 14%.
Quanto a rejeição, que questionou em quem o maceioense não votaria de jeito nenhum, Jair Bolsonaro lidera com 42%; Lula aprece em seguida, com 29%; Ciro Gomes teve 6%; Sérgio Moro 4%; João Dória 3%; João Amoedo, Luciano Huck e Luiz Henrique Mandeta marcaram 2% cada; 10% dos pesquisados rejeitou todos os candidatos e 8% não soube responder ou não opinou.