MENU

De Olho Alagoas Publicidade 1200x90
23/08/2022 às 15h01min - Atualizada em 23/08/2022 às 15h01min

Merendeiras da rede são selecionadas para etapa municipal do Concurso

Uma das receitas escolhidas teve como base massa de batata doce oriunda da agricultura familiar

Lílian Santos (estagiária) / Ascom Semed
https://maceio.al.gov.br/
A etapa municipal do concurso está com previsão para que ocorra entre os dias 31 de agosto e 20 de outubro. Foto: Pedro Farias / Ascom Semed

O Concurso de Merendeiras traz bons resultados para a alimentação escolar do município com as receitas que as profissionais desenvolvem junto aos nutricionistas. Nesta 4ª edição, três competidoras foram selecionadas para representar Maceió na etapa municipal do Concurso. As receitas escolhidas foram das mais variadas, pratos doces, salgados e até aqueles que despertam memórias afetivas como comida de avó.

As merendeiras escolhidas na fase eliminatória foram Nilvania Ferreira dos Santos da Escola Silva Celina Nunes, Lidyane Cristina de Oliveira do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) José Madltton Vitor e Yolanda Maria do Nascimento da Escola Municipal Olavo Bilac, vencedora da edição de 2020.

Todas as receitas são escolhidas seguindo os critérios exigidos no edital e toda a base da alimentação é feita com produtos oriundos da agricultura familiar. Com esses requisitos em mente, Nilvania Ferreira decidiu preparar um prato salgado e inscreveu no concurso um rocambole salgado de batata doce com frango.

Nilvania Ferreira dos Santos da Escola Silva Celina Nunes. Foto: Arquivo pessoal

A merendeira conta que está apreensiva com essa nova etapa, mas que se sente feliz e com grandes expectativas de vencer o concurso. Com sua receita, ela pretende trazer uma alimentação mais saudável para a merenda escolar.

“A ideia da receita era usar a massa que aprendi a fazer na aula prática na formação. Fiquei pensando onde usar e veio a ideia do rocambole salgado, quis um prato que os alunos conhecem mas vai ter um diferencial, vai ser saudável, vou substituir a farinha de trigo por batata”, explicou Nivanilda.


Lidyane Cristina de Oliveira do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) José Madltton Vitor. Foto: Arquivo pessoal

As três merendeiras selecionadas inovaram nas receitas para a edição deste ano. Lidyane Cristina trouxe um brownie de banana e cacau, acompanhado de um creme de manga e inhame. A merendeira conta que quer contribuir com o cardápio da rede municipal de Maceió.

“Criei a receita pensando na semana do dia das crianças, principalmente as de 0 a 3 anos que não podem ingerir açúcar, por isso precisamos pensar em receitas adoçadas de uma outra maneira sem a utilização de açúcar. Minha receita também atende crianças com necessidades alimentares especiais, pois não possui glúten e nem lactose”, informou Lidyane.

A vencedora da edição de 2020 e do segundo melhor prato do estado em 2021, Yolanda Maria, elaborou um prato chamado Casa da vovó.

Na competição deste ano, 156 merendeiras se inscreveram e 61 passaram na fase eliminatória, com três representantes escolhidas de cada cidade. A etapa municipal do concurso está com previsão para que ocorra entre os dias 31 de agosto e 20 de outubro.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
De Olho Alagoas Publicidade 1200x90