Com obras em ritmo acelerado, a Prefeitura de Maceió, por meio do Projeto Renasce Salgadinho, segue dando andamento às obras de reurbanização da orla da Praia da Avenida, do trecho que vai desde o Emissário submarino, no Prado, até o até o Memorial à República, no bairro Jaraguá.
A moradora da região há mais de 20 anos, Roseli Beng, disse que está muito feliz com a obra, e que agora será possível praticar atividade física com maior segurança.
“Antes era uma orla abandonada, sem iluminação, com buracos no calçadão e totalmente sem infraestrutura, mas agora podemos ver que essa realidade tá acabando, e esperamos que em breve, o espaço fique lindo e seguro para todos que transitam pela orla. Fico muito feliz em ver a orla da Avenida, que por anos foi esquecida, ganhando um novo visual”, comemorou a moradora.
No total, 37.196 m² de área serão revitalizados. As intervenções contemplam reparos estruturais no calçadão, ciclovia, equipamentos esportivos, recuperação dos bancos, paisagismo e outros serviços.
Apesar de as obras estarem em andamento, o espaço foi totalmente sinalizado para que os transeuntes que praticam atividade física e ciclistas que circulam na região, possam ter maior segurança.
Para o professor de educação física, César Fontes, que ministra aula de funcional na praia, a região necessitava de uma reurbanização, e as obras chegaram em uma boa ora.
“Faz muitos anos que nunca tínhamos visto uma mudança tão significativa aqui na orla. A diferença era imensa, pois quando a gente chega à Pajuçara, parece uma outra cidade. Éramos esquecidos. Fico muito feliz com a obra e sei que iremos colher bons frutos”, ressaltou.
No total, mais de 56% da ciclovia e também do calçadão, já foram totalmente executados, garantindo assim, melhor acessibilidade, para quem transita na região.
Renasce Salgadinho
O conjunto de obras segue em diversos bairros e irá mudar a realidade da cidade. Os investimentos são de R$76,4 milhões e contam com intervenções a curto, médio e longo prazo.
Além da revitalização, o projeto conta com mais de 20 intervenções previstas na região. São trabalhos de requalificação ambiental, análise, revisão e consolidação de estudos topográficos, geológicos, geotécnicos e hidrológicos, modernização de vias e ruas, melhorias no sistema de drenagem, de contenção de erosão, de recomposição do Riacho Salgadinho, construção de passarelas, sinalização e mudanças no projeto paisagístico.
Ações educativas, com palestras, oficinas de reciclagem e outras atividades também fazem parte do projeto técnico-operacional.