A primeira-dama de Maceió, Marina Candia, reforçou durante o ''Empodera Mulher na Comunidade'' a importância de políticas públicas voltadas para as maceioenses. A ação, que aconteceu nesta sexta-feira (12), no Reginaldo (Poço), levou serviços de saúde, assistência, cultura, lazer e orientações sobre o aleitamento materno e violência obstétrica às mulheres.
“Hoje é um momento muito importante para a gestão. Trazer esse programa para Maceió é um sonho realizado. São inúmeros atendimentos realizados em um único dia e muitas vidas transformadas. Eu, como embaixadora do programa [Saúde da Gente], sinto-me lisonjeada por poder estar aqui, acompanhar e ver a mudança de perto. É um sonho realizado em conjunto", destacou Marina.
De acordo com Ana Paula Mendes, coordenadora do Gabinete de Gestão Integrada de Políticas Públicas para as Mulheres, a ação foi voltada para a valorização e incentivo do aleitamento materno, dentro do cronograma da campanha ‘Agosto Dourado’.
"O Empodera Mulher, em parceria com o Saúde da Gente, incentiva a amamentação, que é algo tão importante. Esse é um momento de extrema importância para toda a população do Reginaldo, em especial para as mulheres e gestantes. Um momento único para falarmos sobre o aleitamento materno, a gestação, parto humanizado, produção de leite e como manter uma amamentação saudável", explica.
Ainda segundo a coordenadora, as mulheres que estiveram presentes na ação receberam atendimentos ginecológicos, realizaram exames médicos, além de ter consultorias com doulas, médicas, enfermeiras e fisioterapeutas sobre a importância da amamentação e dos exercícios físicos.
"O Gabinete também proporcionou cortes de cabelo, maquiagens e fotos gestacionais para book, além de muita animação com bandinhas e atendimentos do CadÚnico para que a população pudesse fazer o cadastro, tendo em vista que muitas mulheres ainda têm a necessidade de atualizar o cadastro para receber auxílios", destacou Ana.
Cleide Lins, que é cabeleireira e psicóloga, destacou que se sentiu feliz e satisfeita por contribuir na valorização da mulher com os cuidados da beleza e resgate do amor próprio.
"Nós, que trabalhamos com a área da beleza, percebemos o quanto é bom contribuir com as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social. Hoje estamos aqui explorando a beleza interna e externa dessas mulheres que muitas vezes não se sentem valorizadas e tiveram sua autoestima renovada".