Dezenas de usuários compartilharam nas redes sociais um vídeo alegando que o candidato ao Planalto e ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria dito que pretende implantar uma ditadura no Brasil. Segundo o conteúdo, a afirmação teria sido feita em entrevista a um programa chinês.
"Lula fala abertamente que quer implantar no Brasil o modelo de ditadura da China", diz a legenda de uma publicação. Contudo, em nenhum trecho da entrevista utilizada Lula afirma isso. Também não foram encontrados registros de declaração nesse sentido por parte do ex-mandatário em buscas feitas na internet.
Uma busca no YouTube por "entrevista Lula China" direcionou a um vídeo publicado no canal da TVT que reproduz uma entrevista do ex-presidente ao jornal chinês Guancha. A publicação foi feita pela TVT em 8 de julho de 2021.
Entrevista de Lula para Guancha, jornal chinês
Em diferentes trechos do vídeo, o ex-presidente elogiou o Estado chinês, como na seguinte afirmação: "a China tem um partido, a China é resultado de uma revolução de 1949 do Mao Tse Tung. A China tem um partido que tem poder, tem um Estado forte, que toma decisões e que as pessoas cumprem. Coisa que nós não temos aqui no Brasil. Nós tivemos um golpe na Dilma Rousseff, na nossa presidente, por conta de uma mentira".
Em nenhum momento do vídeo, contudo, Lula afirmou que planeja implantar uma ditadura no Brasil.
Uma pesquisa no Google identificou apenas reportagens verificando o conteúdo viralizado e desmentindo que Lula tenha feito tal afirmação.
Uma busca avançada no Twitter por publicações no perfil oficial do ex-mandatário, mencionando a palavras-chave "ditadura" não identificou publicações que prometessem a implantação de uma ditadura no país. Somente foram encontrados tuítes repudiando a ditadura militar ocorrida no Brasil de 1964 a 1985.