Nesta terça-feira (9), aconteceu mais uma reunião do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da População em Situação de Rua com representantes das secretarias municipais e da sociedade civil, visando alinhar ações e projetos para a execução do Plano Municipal de Atendimento voltado a esse público.
O secretário de Assistência Social de Maceió, Claydson Moura, garantiu que será iniciado um programa que irá atender inicialmente cerca de 300 pessoas em situação de rua.
“Faremos um trabalho de identificação, depois daremos moradia com aluguel social, cestas básicas para passar o mês, cursos profissionalizantes e outros benefícios como atendimento da Saúde e da Educação para que possam reorganizar a vida. A nossa meta é minimizar ao máximo a condição de rua dessas pessoas, onde a Prefeitura integrará serviços para que isso aconteça de forma rápida e definitiva. A invisibilidade deles agora acabou", destacou Moura.
Segundo a presidente do Comitê, Daniela Lucena, o objetivo desses encontros é alinhar todas as demandas e promover a efetividade no atendimento à população em situação de rua.
“Saímos com algumas definições muito importantes, como a ampliação do atendimento do Consultório na Rua nos fins de semana, com mais três vans, e determinações visando a promoção de políticas públicas de Assistência Social e de Habitação, qualificação profissional, para que essas pessoas saiam das ruas com dignidade e seus direitos garantidos”, disse a representante da OAB.
Para o secretário municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, Carlos Guido, a reunião serviu para garantir uma maior participação da Guarda Municipal de Maceió em ações conjuntas com o comitê.
“Os agentes municipais de segurança pública estão sempre à disposição para fazer a proteção dos servidores da Semas e dar apoio no atendimento à população em situação de rua, que são assistidas nos Centros Pops. Vamos reforçar a escala dos guardas municipais para que o trabalho que vem sendo realizado seja ainda mais eficiente”, afirmou o titular da Semscs.
Comitê
O Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da População em Situação de Rua é formado pelas Secretarias Municipais de Governo (SMG), Assistência Social (Semas), Saúde (SMS), Educação (Semed), Turismo e Esporte (Semtel) e Trabalho e Abastecimento (Semtabes) e representantes da sociedade civil.