Divulgada com exclusividade pelo CadaMinuto, a Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) realizou uma pesquisa com 1.311 alagoanos sobre as eleições para a presidência e também sobre a avaliação do Governo do Estado.
A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo AL-03852/2022 e tem margem de erro máximo estimada de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 97%.
No cenário estimulado, Lula (PT) ganharia no primeiro turno, com 53,15% das intenções de voto. Em seguida, aparecem Jair Bolsonaro (PL), com 32,6%, Ciro Gomes (PDT), com 2,42%, e André Janones (Avante), com 1,04%.
0,35% dos entrevistados disseram que não iriam votar, 1,87% votariam em branco ou nulo e 7,13% não souberam responder.
Perguntados como avaliam o governo de Jair Bolsonaro, 31,69% dos entrevistados responderam que consideram péssimo. 9,7% avaliam como ruim, 23,5% como regular, 16,19% como bom e 14,28% consideram ótimo.
4,64% não souberam responder.
Avaliação do governador
A pesquisa da Fundepes perguntou, também, como o alagoano avalia a gestão de Paulo Dantas como governador de Alagoas.
40,51% dos entrevistados consideram sua gestão boa, 13,87% avaliam como ótima e 18,10% como regular. 4,92% responderam que consideram o governo de Dantas ruim, enquanto 6,15% consideram péssimo.
16,46% não souberam responder à pergunta.
Perguntados se aprovam ou desaprovam a maneira como Paulo Dantas vem governando Alagoas, 62,7% responderam que aprovam, 17,32% que desaprovam e 19,99% não souberam responder.
A Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) foi criada em 20 de dezembro de 1978 com a finalidade de incentivar e apoiar a pesquisa científica, extensão e cultura em geral, tendo como outorgantes a Universidade Federal de Alagoas, Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, Federação da Agricultura do Estado de Alagoas, Federação do Comércio do Estado de Alagoas.
A Fundação tem se notabilizado, sobretudo, pelo gerenciamento administrativo e financeiro de projetos de pesquisa. A expertise proporcionada pelo planejamento, execução e acompanhamento de mais de mil projetos resultou no desenvolvimento de metodologia própria na gestão técnica e administrativo-financeira de bens e serviços.
Para atender a demanda de gerenciamento de projetos, a fundação dispõe de profissionais especializados na elaboração, análise, submissão e formalização, além da execução administrativa-financeira de projetos englobando a aquisição de bens e contratação de serviços de terceiros, importações, realização de processos administrativos, licitações, contratação de pessoal, bolsistas e estagiários.