A nova pesquisa Datafolha, divulgada na noite da última quinta-feira (28), mostrou pouca variação de resultados em relação ao mês anterior: Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manteve 47% dos votos, Jair Bolsonaro (PL) oscilou um ponto positivamente, e a terceira via não demonstrou uma reação. A explicação é o alto índice de decisão dos eleitores: 71% afirmam estar totalmente decididos sobre em quem votarão para presidente.
A pesquisa mostrou que os eleitores mais convictos são dos dois principais candidatos, Lula e Bolsonaro:
Já para os eleitores de Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB), a indecisão é maior: entre os que pretendem votar no pedetista, apenas 34% estão decididos e 65% podem mudar de ideia; 39% dos eleitores de Tebet dizem que não devem mudar de ideia, enquanto outros 59% ainda podem repensar o voto.
Os grupos mais decididos são os evangélicos (72%), os empresários (82%), os maiores de 60 anos (78%) e os que recebem Auxílio Brasil (69%). Por outro lado, os indecisos são os jovens: entre os que tem 16 e 24 anos, 58% estão totalmente decididos, mas 42% ainda podem mudar de ideia.
O voto das mulheres, considerado fatos que pode decidir a eleição, está definido para 67% das eleitoras, enquanto 33% ainda podem mudar. Os homens se mostram mais convictos, com 76% com o voto fechado e 24% ainda com a possibilidade de alteração.
Foram ouvidas 2.556 pessoas nos dias 27 e 28 de julho em 183 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos percentuais. O registro da pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral é o BR-01192/2022.