Fotografias circulam nas redes sociais com centenas de interações. Uma das imagens mostra o ministro do STF e vice-presidente do TSE Alexandre de Moraes e a outra, de acordo com as publicações, o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu (PT). Usuários afirmam que os dois teriam jantado juntos em Portugal. No entanto, quem aparece na imagem é o também ministro do STF Ricardo Lewandowski, e não Dirceu.
Publicações circulam nas redes como se mostrassem José Dirceu jantando com Alexandre de Moraes.
Uma busca reversa pela imagem direcionou a publicações anteriores no Twitter que afirmam se tratar do ministro Ricardo Lewandowski. Além disso, buscas no Google não identificaram registros de que o ministro e o petista tenham estado juntos em um jantar.
À reportagem do Yahoo! Notícias, a assessoria de imprensa do STF confirmou que a "pessoa mencionada na foto é o ministro Ricardo Lewandowski".
Os dois ministros da corte estiveram juntos no X Fórum Jurídico de Lisboa, que ocorreu entre 27 e 29 de julho. Não foi possível, no entanto, confirmar se a fotografia realmente foi feita em Portugal.
Outros conteúdos sobre José Dirceu já foram verificados pela reportagem do Yahoo! Notícias, como um vídeo de uma suposta fala sua sobre a reeleição de Bolsonaro. Publicações sobre Alexandre de Moraes também já foram analisadas por esta reportagem, como de que o ministro teria tido a prisão decretada pela PF.