MENU

De Olho Alagoas Publicidade 1200x90
25/06/2022 às 18h42min - Atualizada em 25/06/2022 às 18h42min

Vídeo não mostra Lula sendo xingado de “ladrão” em festa de São João; aúdio foi adulterado

AFP Brasil
https://br.noticias.yahoo.com/
REPRODUÇÃO

Um vídeo que mostraria o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na “na tradicional festa de São João de Caruaru”, em Pernambuco, sob gritos “ladrão” foi visualizado mais de 17 mil vezes nas redes sociais desde 19 de junho de 2022. Mas o registro teve o áudio adulterado. Na gravação original, que foi feita na cidade de Uberlândia, em Minas Gerais, ouve-se o jingle de campanha do ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil.

“Na tradicional festa de São João de Caruaru-PE, o ‘líder’ nas pesquisas é recebido com gritos de ‘já ganhou’”, ironiza uma das publicações compartilhadas no Twitter e no Facebook.

Nas imagens, Lula é visto segurando a bandeira do Brasil em um palanque ao lado do ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD-MG). Ao fundo, ouvem-se gritos de “ladrão”.

Captura de tela feita em 21 de junho de 2022 de uma publicação no Twitter

Aos 12 segundos do vídeo viral, o homem que faz a gravação vira a câmera para si mesmo. Nesse momento, vê-se que ele utilizava um boné com a inscrição “Gil Carteiro”.

Uma busca no Google por esse nome levou a um perfil homônimo no TikTok onde é possível encontrar o vídeo original, publicado em 16 de junho de 2022. Nele, não se ouve qualquer grito de ladrão, mas o jingle da campanha de Alexandre Kalil, pré-candidato ao governo de Minas Gerais.

Abaixo da gravação, no TikTok, uma legenda indica que esse é o áudio original do vídeo.

No dia 15 de junho de 2022, Lula, que anunciou sua pré-candidatura à Presidência da República, e Kalil dividiram o palanque em um ato político na cidade de Uberlândia.

O vídeo viral mostra o final do evento, quando os dois políticos aparecem juntos segurando a bandeira do Brasil de costas para o público.

A mesma cena pode ser vista de outro ângulo no vídeo ao vivo transmitido pelo jornal mineiro “O Tempo” em seu canal no YouTube no dia do evento.

Comparação feita em 20 de junho de 2022 entre da gravação do jornal “O Tempo” (E) com o vídeo viralizado ( . / )

Esse conteúdo também foi verificado pelo Boatos.org.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
De Olho Alagoas Publicidade 1200x90