MENU

De Olho Alagoas Publicidade 1200x90
19/06/2022 às 20h05min - Atualizada em 19/06/2022 às 20h05min

Petro conquista vitória histórica e leva esquerda pela primeira vez ao poder na Colômbia

Janaína Figueiredo - O Globo
https://br.noticias.yahoo.com/
Petro conquista vitória histórica e leva esquerda pela primeira vez ao poder na Colômbia

O ex-guerrilheiro Gustavo Petro, candidato do esquerdista Pacto Histórico, já é considerado "virtualmente presidente eleito da Colômbia" pelos principais meios de comunicação do país. De acordo com a contagem rápida de votos (94,57% do total de mesas apuradas) realizada pelo órgão oficial, o Registro Eleitoral, o candidato da esquerda ficou em primeiro lugar, com 50,69% dos votos, contra 47,04% de Rodolfo Hernández, candidato populista adotado pela direita.

Final desesperado: Sob tensão, Colômbia escolhe hoje entre esquerda e populista adotado pela direita

Esperança da esquerda: Ex-guerrilheiro Gustavo Petro aposta em teimosia para se tornar primeiro presidente de esquerda da Colômbia

Candidato da direita: Populista Rodolfo Hernández aposta em abordar a Colômbia como uma empresa para chegar à Presidência

Petro, que disputou pela terceira vez a Presidência da Colômbia, superou 11 milhões de votos, muito acima dos 10,4 milhões obtidos pelo presidente Iván Duque, que venceu o segundo turno contra o agora presidente eleito, em 2018. Hernández, candidato apoiado por toda a direita colombiana e pelos que rejeitam Petro, obteve cerca de 10,5 milhões de votos.

A participação eleitoral, num país no qual o voto não é obrigatório, segundo confirmaram observadores que estão em Bogotá, atingiu 57,88%, superando os 54% do primeiro turno e alcançando o nível mais alto desde meados da década de 70.

Duque se comunicou com Petro e se dispôs, segundo informou através de sua conta no Twitter, a reunir-se com o presidente eleito nos próximos dias "para iniciar uma transição institucional e transparente". Em discurso ao país, Hernández agradeceu o apoio dos colombianos que o votaram, "mesmo sendo agora o perdedor".

Pouco depois de votar neste domingo, em sua conta no Twitter, o ex-prefeito de Bogotá e ex-senador afirmara que "as medições nos colocam muito acima do outro candidato, todas serão publicadas. O único que nos resta é enfrentar a fraude".O candidato pediu especial participação a mulheres e jovens, dois pilares de sua força política. Petro falou várias vezes em risco de fraude nas últimas semanas, mas finalmente obteve um triunfo contundente, rapidamente reconhecido por seus opositores.

Hernández, um fenômeno eleitoral que surpreendeu ao conseguir uma vaga no segunto turno com um discurso populista e antissistema, ficou em silêncio o dia todo, até que os resultados mostraram que Petro era o vencedor. Como fez na reta final de uma campanha que teve permanentes ataques e troca de farpas entre os dois candidatos, o candidato passou o dia na cidade de Bucaramanga, da qual foi prefeito, sem fazer declarações. Na última semana, quando as pesquisas mostravam um cenario de empate técnico, Hernández evitou aparecer e, apesar de uma ordem judicial, fugiu do debate presidencial com seu adversário.

Em Bogotá, o presidente Duque pedira aos colombianos que participassem em massa da eleição, "para defender a democracia". No primeiro turno, realizado em 29 de maio passado, Petro foi o candidato mais votado, com 40%. Hernández ficou em segundo lugar, com 28%, se transformando automaticamente no candidato da direita colombiana.

Nas últimas três semanas, o candidato da esquerda obteve apoios importantes de antigos rivais, como o ex-candidato presidencial Alejandro Gaviria. Já Hernández contou com o respaldo do direitista Centro Democrático, liderado pelo ex-presidente Álvaro Uribe (2002-2010), e de quem muitos pensaram que seria o adversário de Petro no segundo turno, o ex-presfeito de Medellín, Federico Gutiérrez, que neste domingo declarou votar "pela democracia". Durante a primeira etapa da campanha, Fico, como é chamado pelos colombianos, bateu reiteradas vezes na tecla de que Petro representa uma ameaça para o sistema democrático no país.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
De Olho Alagoas Publicidade 1200x90