O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo aviso para chuvas intensas em cidades alagoanas até a manhã deste sábado, 18. Diferente da última atualização do Instituto, para a quinta e sexta-feira, não houve municípios com grau de severidade considerado de "Grande Perigo", destacado como alerta vermelho, para as próximas horas no interior do estado.
Os municípios de Coruripe, Feliz Deserto, Igreja Nova, Jequiá da Praia, Penedo, Piaçabuçu, Porto Real do Colégio, São Sebastião e Teotônio Vilela estão inseridos no alerta laranja, classificado como "Perigo". A previsão é de que tenha de 30 a 60 mm/h de chuva ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
A orientação do Inmet para este período é a seguinte:
Além de Alagoas, o alerta laranja serve para municípios do Leste e Agreste sergipano. Ao todo, são 27 cidades afetadas no estado vizinho.
CLIQUE AQUI E VEJA A LISTA COM TODAS AS CIDADES EM ALERTA
Já o segundo alerta, de cor amarela, foi divulgado pelo Inmet para municípios alagoanos, entre eles Maceió, sergipanos e pernambucanos até às 10 horas de sábado. A chuva deve ter entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), com baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Nessa quinta, o Inmet emitiu um aviso de acumulado de chuva com grau de severidade considerado de "Grande Perigo" para a região Norte de Alagoas. A previsão foi de chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia, com grande risco de alagamentos e transbordamentos de rios e grandes deslizamentos de encostas.