A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) segue monitorando as áreas de risco da capital alagoana. Nesta quarta-feira (25), técnicos de Implantação de Obras visitaram áreas de encostas com recentes casos de deslizamento identificadas pela Defesa Civil de Maceió.
No Flexal de Cima, em Bebedouro, onde houve um deslizamento na madrugada de terça-feira (24), a equipe técnica vistoriou a estrutura da residência atingida, registrou as condições da encosta.
Próximo à Ladeira da Moenda, entre os bairro Pitanguinha e Feitosa, uma encosta tem sido monitorada pela Seminfra há duas semanas, quando houve um desabamento parcial na rua Antônio Guedes Nogueira. Na região, houve a implantação provisória de uma passarela para que os moradores pudessem ter acesso às residências. O serviço definitivo para contenção da encosta seria executado esta semana, mas teve que ser adiado devido às fortes chuvas.
Outro local que recebeu a visita foi o Jacintinho, mais precisamente na Tv. Santo Antônio, onde houve um deslizamento de terra que afetou uma residência no mês de março. Na região, a Seminfra demoliu os destroços do imóvel e realizou o desvio da drenagem de água pluvial que estava atingindo a encosta pra evitar o aumento da erosão.
“Temos monitorado diariamente as áreas consideradas de risco na capital. Nos dias de chuva, percorremos as áreas mapeadas de Maceió integrados com as equipes da Defesa Civil Municipal. Estamos com diversos projetos de contenção de encostas em andamento, que serão implantados o mais breve possível”, disse o diretor de Implantação de Obras, Alexandre Pereira.
Na gestão do prefeito JHC foram finalizadas as obras de contenção nas encostas da Grota Bom Jesus (Benedito Bentes), Grota São Rafael (entre Jacintinho e Mangabeiras) e outras duas localizadas na Grota do Aterro, na Avenida Rotary. Atualmente, a Seminfra mantém em elaboração 25 projetos de contenção de encostas espalhadas por Maceió.