O ex-presidente Lula (PT) aparece com 12 pontos percentuais de vantagem sobre o segundo colocado, o presidente Jair Bolsonaro (PL). É o que mostra a nova pesquisa Ipespe, divulgada nesta sexta-feira (20), sobre a corrita eleitoral à presidência da República.
Enquanto o petista tem 44%, Bolsonaro tem 32%. A diferença se manteve a mesma em relação ao levantamento anterior, feito também em maio. Na pesquisa espontânea, o resultado também se manteve igual, com 39% para o petista e 29% para Bolsonaro.
A pesquisa foi feita com 1.000 eleitores, por meio de ligações telefônicas, entre os dias 16 e 18 de maio e a margem de erro é de 3,2 pontos percentuais. O registro no TSE é o Br-08011/2022.
Veja o resultado da pesquisa estimulada:
Felipe D’Ávila (Novo), Vera Lúcia (PSTU) e Eymael (DC) não pontuaram.
Em um eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro, a vantagem do petista é de 19 pontos, segundo a pesquisa. O petista também venceria Ciro Gomes, com vantagem de 28 pontos, e João Doria, com vantagem de 34 pontos.
Entre Bolsonaro e Ciro Gomes há uma vantagem de 4 pontos percentuais para o pedetista, caracterizando um empate técnico, dentro da margem de erro. O cenário é similar entre o atual presidente e João Doria, mas a vantagem está com Bolsonaro e é de dois pontos.
A rejeição de Jair Bolsonaro segue sendo a mais alta entre os presidenciáveis: 59% dos eleitores dizem que não votariam de jeito nenhum no atual presidente. Em seguida aparece João Doria, com 53%. Lula tem 43% de rejeição e Ciro e Luciano Bivar tem 42%.